Gostou de Wicked? Veja também esses 10 filmes que saíram da Broadway para as telas do cinema

Uma das avenidas que todo amante das artes ama, a Broadway, comporta mais de 40 teatros e se tornou lendária com produções que marcam gerações até hoje. Não é à toa que muitas obras cinematográficas se basearam em peças de sucesso exibidas nessa região – não só musicais – que ganharam adaptações para telona. Pensando em algumas delas, segue abaixo uma lista bem legal:

 

Jersey Boys: Em Busca da Música

Na trama, voltamos aos anos 50/60, na cidade de New Jersey, onde conhecemos o encrenqueiro Tommy DeVito que vive de roubos na vizinhança, contrabandos e de música. Seu conjunto musical, vai de mal a pior, tocando em pequenos clubes. Certo dia, convida seu grande amigo Frankie Valli (John Lloyd Young) para ser o novo vocalista da banda e assim o grupo ganha projeção. Para dar o último passo rumo ao estrelato, chega o compositor e tecladista Bob Gaudio (Erich Bergen). Apadrinhados pelo mafioso Gyp De Carlo (interpretado pelo sempre excelente Christopher Walken), o grupo tem uma rápida ascensão e uma queda com grandes consequências.

 

Chicago

22 anos atrás chegava aos cinemas um musical marcante, pulsante que marcou uma geração.  Chicago, dirigido por Rob Marshall, baseado num musical homônimo da Broadway, mistura assassinatos, um advogado aproveitador e uma busca pelo estrelato.

 

A Noviça Rebelde

Um dos maiores clássicos do cinema, o musical A Noviça Rebelde nos leva até a história de Maria, uma noviça que não se adaptando as regras do convento que vive resolve se jogar no mundo e vira governanta de um capitão.

 

Piano de Família

Criada pelo dramaturgo americano August Wilson no final da década de 1980, a obra Piano de Família teve várias adaptações no teatro e até mesmo um outro filme feito para televisão. No no finalzinho de 2024 chegou uma nova leitura agora produzida pela Netflix. Dividida basicamente em dois atos, em grande parte do tempo dentro de uma casa, o roteiro bate forte na tecla do legado resgatando também dores e aflições em torno de pensamentos diferentes dentro de uma própria família que tem num piano um símbolo de resistência.

 

Matilda: O Musical

A vida é um milagre. Fruto da mente de Roald Dahl, um dos escritores britânicos mais aclamados do universo literário, Matilda é uma história bastante conhecida para os amantes de musicais tendo montagens emblemáticas na Broadway e em outros palcos. Nessa versão cinematográfica da história da carismática protagonista, dirigida pelo cineasta Matthew Warchus, acompanhamos Matilda, uma leitora assídua, uma contadora de histórias cheias de detalhes lutando para ser feliz tendo como trunfo sua imaginação e inteligência.

 

The Humans

As reflexões sobre a vida por meio das frustrações das relações. Buscando trazer à luz um engenhoso e instigante abrigo para conflitos familiares, o cineasta e dramaturgo Stephen Karam nos apresenta uma família beirando ao disfuncional em uma reunião repleta de momentos chave. O filme pode ser definido como um recorte intimista, duro, intenso, marcante sobre as relações interpessoais de uma família que chegam em um ponto de erupção de suas emoções cada qual nos seus dramas individuais que de alguma forma afetam como um todo. Disponível no ótimo catálogo da MUBI, o projeto é baseado numa famosa peça da Broadway, onde inclusive a atriz Jayne Houdyshell ganhou um Tony (o Oscar do teatro norte-americano) por sua atuação.

 

Querido Evan Hansen

Na trama, conhecemos o jovem e pacato Evan (Ben Platt). Ele está quase concluindo o ensino médio norte-americano mas se encontra em dúvidas sobre várias questões, não sabendo lidar com sua marcante solitude, problemas no relacionamento com a trabalhadora e guerreira mãe a enfermeira de vários plantões Heidi (Julianne Moore). Após se machucar de uma maneira a princípio não muito bem explicada, ele engessa o braço e volta a frequentar a escola. Nos dias que se sucedem acaba tendo uma única interação com um aluno problemático chamado Connor (Colton Ryan), e em um ato isolado, esse acaba assinando seu gesso que estava em branco. No dia seguinte Evan descobre que Connor se suicidou e a família de Evan acha uma carta o que faz todos pensarem que Connor e Evan eram grandes amigos. A partir disso, uma série de situações acontecem transformando a vida de Evan para sempre.

 

Em um Bairro de Nova York

Na trama, conhecemos Usnavi (Anthony Ramos), imigrante da República Dominicana, perto dos seus 30 anos que possui um pequeno mercadinho em Washington Heights, bairro de Nova York (um bairro que na visão dos seus moradores, estava desaparecendo em Nova York). Nesse mesmo bairro moram vários imigrantes latinos e personagens que acompanhamos mais de perto, como Vanessa (Melissa Barrera), uma jovem que busca o sonho de ser estilista mas trabalha para pagar as contas em um salão de cabelereiro; Nina (Leslie Grace) a jovem que é o orgulho do bairro pois conseguiu entrar na prestigiada faculdade de Stanford mas ela volta para passar as férias no lugar onde nasceu com segredos sobre sua jornada; Benny (Corey Hawkins) um jovem que trabalha numa empresa de táxi do pai de Nina e sonha em assumir o negócio quando o chefe se aposentar. Esses e outros personagens passarão dias intensos quando um apagão acontece, alguém do bairro ganha 96.000 dólares na loteria, uma querida personagem parte e sonhos precisarão ser reconquistados.

 

O Festa de Formatura

Baseado em uma peça de grande sucesso na Broadway, O Baile de Formatura, Prom no original, fala sobre preconceito, medos e também de indiferenças por trás das cortinas da Broadway. O projeto dirigido por Ryan Murphy tem duas vertentes: a dos artistas que no meio da batalha contra o preconceito, junto à protagonista, refletem sobre a vida, a carreira e seus medos e inseguranças; e também a de Emma (interpretado pela debutante em longas-metragens Jo Ellen Pellman) que além de forte e corajosa, enfrenta o preconceito para ter a liberdade de amar sem julgamentos.

 

American Son

O passado, o presente e o futuro podem ser caminhos diferentes para percorrermos. Meses atrás, estreou na Netflix o poderoso drama American Son, baseado em uma peça de teatro de grande sucesso na Broadway estrelada, nesse filme e no teatro, pelos ótimos atores Kerry Washington e Steven Pasquale. Em um cenário, que pode até ser considerado uma peça filmada, um desenrolar emotivo que dialoga em questões sobre preconceitos, medos e diferenças com poderosas atuações da dupla protagonista.

 

 

The post Gostou de Wicked? Veja também esses 10 filmes que saíram da Broadway para as telas do cinema first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.