

Um parque linear foi inaugurado na Via São Pedro na tarde desta quarta-feira (16). A cerimônia, liderada pela prefeita Margarida Salomão (PT), contou com a presença de secretários municipais, vereadores e da deputada federal Ana Pimentel (PT). De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as obras do complexo – parte das entregas do Executivo pelos cem dias de governo – foram realizadas com o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, incluindo recurso do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
A construção tem lugar onde, inicialmente, ficaria um trecho da BR-440, que ligaria a BR-040 à BR-267. Como não há planos para essa conexão, como confirmado pela própria Administração municipal mesmo após a municipalização do local, o espaço virou alvo de requalificação, com foco na mobilidade urbana e no lazer. A primeira fase foi a normalização do trânsito com o fim da mão inglesa, a readequação das calçadas e a instalação de travessias seguras e acessíveis para pedestres; a inauguração do parque faz parte da segunda etapa.
- LEIA TAMBÉM: Via São Pedro: projeto inicial de ligação à BR-040 fica no papel
Com o projeto de reorganização viária, uma grande área sobre a canalização do córrego São Pedro não foi utilizada, o que possibilitou o projeto do parque linear urbano. Os equipamentos de lazer incluem pista de skate; mini pista de pump track; pista de caminhada; parque infantil; mesa de jogos de dama e xadrez; mesas de piquenique; área com sombra para alimentação/food trucks; duas quadras de beach tênis; estação de calistenia; academia ao ar livre; bancos de concreto moldado in loco; paisagismo com floreiras; e cinco passarelas para a travessia do córrego do São Pedro, ligando as duas pistas da ciclovia.
Circuito de espaços públicos
A diretora da presidente da Empav, Mirelly Cardoso, destaca que o complexo faz parte do circuito de espaços públicos que a população juiz-forana pode desfrutar. Já o secretário municipal de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, conta que, no final da via, será entregue uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC). Além disso, também afirmou que haverá a presença de profissionais de Educação Física para orientar a população quanto às atividades realizadas, com aulas e projetos.
Mesmo antes do início da cerimônia, a população já aproveitava o novo equipamento. Margarida Salomão reforça que o equipamento é mais um modo de recuperação do espaço para o município – especialmente para a Cidade Alta. “Era uma ferida aberta, que separava o bairro, ligava o ‘nada’ ao ‘lugar nenhum’. O trânsito era uma loucura, sem ordenação. Hoje, ainda entregamos uma área que humaniza o trecho. Aqui era um deserto, agora é uma área de esporte e lazer”, comemora.
“Estamos inaugurando uma grande construção social e política, que atendeu às reivindicações e teve participação da comunidade”. A prefeita ainda complementa que o complexo será utilizado à semelhança da Praça CEU, inclusive com a participação de profissionais da Educação Física, como citado por Marcelo Matta. Uma das prioridades é a orientação ao uso do parque de maneira “feliz”, com o objetivo de evitar o vandalismo.
O post Com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, parque na Via São Pedro é inaugurado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.