TikTok testa sua versão das Notas da Comunidade e mostrará avaliações de locais

Footnotes do TikTok

O TikTok está sempre inovando suas funcionalidades e, nesta semana, começou a testar dois interessantes novos recursos para sua plataforma. Um deles são os chamados Footnotes, sua versão das Notas da Comunidade (Community Notes) do X (antigo Twitter), com moderação colaborativa dos conteúdos. O outro é a exibição de avaliações de locais marcados nos vídeos em sua seção de comentários.

Os Footnotes, de acordo com a plataforma, darão mais contexto sobre os conteúdos à comunidade do TikTok, permitindo que os usuários adicionem informações relevantes aos vídeos. Ele se baseará no conhecimento coletivo da comunidade e inicialmente será testado apenas nos Estados Unidos para vídeos curtos.

Aliado a outras funções do app, como rótulos de conteúdo, banners de busca e programa de verificação de fatos, a nova função deverá ajudar as pessoas a entender a confiabilidade do conteúdo e acessar fontes confiáveis, buscando sempre informações verídicas.

O sistema funciona de forma semelhante a recursos análogos de outras redes, com um algoritmo que busca encontrar a concordância entre usuários que geralmente possuem opiniões divergentes, que votam na utilidade de uma informação. Se for considerada “útil”, ela se torna visível para todos, e sua utilidade também poderá ser votada posteriormente pela comunidade mais ampla do TikTok.

O sistema deverá se tornar mais eficaz à medida que mais Footnotes de diferentes tópicos forem escritas e avaliadas pelo público geral. Para se candidatar para colaborar nas notas, os usuários americanos devem cumprir com alguns requisitos, como estar na plataforma há mais de seis meses, possuir 18 anos ou mais e não ter histórico recente de violação das Diretrizes da Comunidade.

Avaliações de locais

O outro novo recurso sendo testado pela rede social é a apresentação de avaliações dos lugares marcados diretamente nas informações de seus vídeos. Ele permite que os usuários saibam mais sobre os locais pelo próprio TikTok, sem a necessidade de fazer uma nova pesquisa no mapa ou no navegador.

Por enquanto, as avaliações só estão disponíveis em vídeos selecionados marcados com localizações específicas, e ficam em uma aba específica ao lado da de comentários. Elas exibem fotos do local, opiniões dos usuários e classificações de uma a cinco estrelas. Ao clicar nos nomes dos usuários, você é levado(a) ao seu perfil do TikTok.

Essa adição faz parte da estratégia do TikTok de concorrer com o Google. Para usuários mais jovens, a plataforma de vídeos já é mais amplamente utilizada para fazer buscas e descobertas do que o navegador, e a ideia é expandir essa popularidade também para encontrar locais, combinando os vídeos com as avaliações.

De acordo com um executivo do Google, “quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, mas sim ao TikTok ou ao Instagram”, o que indica uma forte tendência da nova geração se adaptar bem ao recurso e à busca em uma só plataforma.

O TikTok já havia testado antes funções semelhantes utilizando dados de avaliações do Google Maps, mas agora está implementando a função para desenvolver o seu próprio banco de dados, o que pode estar relacionado à iniciativa da plataforma de se expandir para o ramo de serviços e compras com o TikTok Shop.

Por enquanto, nenhuma das duas novas funções em fase de teste do TikTok estão disponíveis no Brasil, mas é provável que elas sejam liberadas aos poucos para os usuários em atualizações futuras.

via TechCrunch

Adicionar aos favoritos o Link permanente.