
Um dos maiores eventos de blockchain e inovação da América Latina, o Blockchain.RIO 2025, chega à sua quarta edição com expectativa de reunir mais de 20 mil participantes.
Realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, o evento tem como objetivo transformar o Brasil em uma das maiores referências globais no setor de criptoativos, blockchain e Web3.
A iniciativa promete fortalecer o ecossistema nacional ao unir executivos de grandes empresas de tecnologia, líderes de startups, investidores, reguladores, desenvolvedores, artistas digitais, estudantes e representantes do setor público.
Dessa forma, mais do que um congresso tradicional, o Blockchain.RIO aposta em uma experiência imersiva e segmentada, oferecendo conteúdo exclusivo, painéis de discussão, networking estratégico e uma feira de negócios voltada à inovação e à economia digital.
Curadoria segmentada do Blockchain.RIO
Um dos grandes diferenciais da edição 2025 é a curadoria inteligente de conteúdo, que foi pensada para atender aos interesses de mais de 30 perfis profissionais distintos.
Sendo assim, o evento irá oferecer trilhas específicas para lideranças de empresas de blockchain, exchanges, plataformas de tokenização e custódia, além de executivos de big techs, bancos, advogados, contadores, reguladores e criadores de conteúdo digital.
Também haverá foco em profissionais das áreas de energia, saúde, logística, agro, educação e tecnologia, com destaque para temáticas emergentes como:
- Tokenização de ativos financeiros e reais
- Pagamentos com criptoativos e interoperabilidade
- Identidade digital descentralizada
- Finanças descentralizadas (DeFi)
- Regulação, compliance e sustentabilidade na Web3
- Inteligência artificial aplicada a blockchain
De acordo com o CEO e idealizador do evento, Francisco Carvalho, o Blockchain.RIO vai além de um evento: é uma plataforma de conexão real entre pessoas, empresas e oportunidades.
“Não queremos apenas transmitir conhecimento, mas construir pontes. Cada participante entra em uma jornada customizada, com trilhas pensadas para sua realidade profissional, criando conexões com potencial de impacto imediato”, afirma.
Dois espaços, três dias e uma imersão completa no ecossistema Web3
O evento será realizado em dois locais emblemáticos do Rio de Janeiro. Por isso, o primeiro dia (5 de agosto) será reservado para um encontro exclusivo de lideranças, patrocinadores e investidores, na Casa Camolese, localizada no Jardim Botânico.
Além disso, o objetivo é promover um ambiente mais intimista para conexões estratégicas de alto nível. Já nos dias 6 e 7 de agosto, o evento se muda para o Expo Mag, no Centro da cidade, onde acontece a feira de negócios, painéis técnicos, workshops e ativações de marcas.
Em suma, será o espaço onde a diversidade do público e das pautas permitirá a criação de um verdadeiro ecossistema temporário de inovação e experimentação Web3.
Brasil avança na regulação e se posiciona como líder regional em blockchain
O Blockchain.RIO 2025 chega em um momento em que o Brasil vem sendo reconhecido como um dos países mais avançados do mundo em regulação de criptoativos e desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain.
De acordo com o relatório Global Crypto Adoption Index, da empresa americana Chainalysis, o Brasil ocupa a 9ª posição global em número de usuários de criptoativos, além de liderar o número de fintechs cripto na América Latina.
“O evento reflete e impulsiona esse movimento. Isso porque, estamos conversando com delegações da Argentina, El Salvador, Panamá e outros países da região. É uma oportunidade para o Brasil mostrar sua força e liderar a adoção responsável da Web3”, completa Carvalho.
Projeto educacional levará Web3 para 17 universidades brasileiras
Além do evento principal, o Blockchain.RIO expande sua atuação em 2025. Isso porque, também contará com o lançamento do programa Blockchain on the Road, uma iniciativa voltada para a formação de novos talentos.
Dessa forma, o projeto irá percorrer 17 universidades em 12 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Recife, Curitiba, Florianópolis e Brasília. O projeto levará palestras, oficinas e mentorias sobre blockchain, criptoativos e tecnologia descentralizada.
Em suma, a expectativa é impactar diretamente cerca de 2.500 estudantes, fomentando a entrada de jovens no mercado de inovação com foco em soluções digitais e disruptivas.
“Formar talentos é uma das chaves para o Brasil ocupar uma posição de protagonismo no cenário internacional”, destaca Carvalho.
O post Blockchain.RIO 2025 prevê 20 mil participantes apareceu primeiro em BPMoney.