
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, abriu o penúltimo pregão da semana reduzida em função do feriado da páscoa em queda, com o mercado demonstrando aversão ao risco em mais um dia em que os holofotes são voltados para mais um capítulo da novela protagonizada por Trump e seu ‘tarifaço’.
Por volta das 10h20 (horário de Brasília) o índice apresentava uma queda de 0,26%, aos 128.912 pontos.
Já o dólar comercial inicava a sessão desta quarta-feira (16) de forma positiva, com ganhos de 0,38%, cotado a R$ 5,90.
No câmbio, o dólar à vista mostra leve oscilação no começo da manhã, após ter encerrado a terça-feira com valorização frente à maioria das 33 moedas mais líquidas monitoradas pelo Valor.
Clima de cautela paira no mercado
O clima de cautela domina os mercados internacionais nesta quarta-feira (16), em meio a novas incertezas relacionadas às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Desta vez, em mais um capítulo da guerra comercial travada com a China, o dirigente norte-americano impôs controles às exportações da Nvidia, proibindo a empresa de vender chip ao país asiático.” Como resposta à medida, os papéis da companhia registraram queda superior a 6% no pós-mercado em Nova York.
Com a escalada das tensões entre Washington e Pequim, o sentimento negativo volta a influenciar o comportamento dos investidores. Neste contexto, o Ibovespa futuro operava com baixa de 0,44% no início do pregão, marcando 131.100 pontos.
O mercado acionário brasileiro acompanha a tendência dos principais índices globais: na Ásia, os pregões encerraram majoritariamente no vermelho; na Europa, o dia também começa em baixa. Já nos EUA, os índices futuros Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 recuam, antecipando uma abertura pressionada por lá.
EUA
Os índices futuros em Nova York começaram a madrugada em forte baixa, pressionados pelo recuo de 6,31% das ações da Nvidia no after market. Além do relatório de vendas no varejo, investidores estão atentos a dados de produção industrial que também serão divulgados nesta quarta-feira (16).
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,38%
S&P 500 Futuro: -0,17%
Nasdaq Futuro: -0,05%
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Reino Unido: IPC de março
▪️ 06h00 – Zona do Euro: IPC de março
▪️ 07h00 – Zona do Euro: Índice de preços ao consumidor de março
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S semanal e IGP-M (2ª prévia/abril)
▪️ 09h30 – EUA: Vendas no varejo de março
▪️ 10h15 – EUA: Produção industrial de março
▪️ 10h45 – Canadá: BC decide juro
▪️ 11h00 – EUA: Estoques das Empresas de fevereiro
▪️ 11h30 – EUA/DoE: dados semanais de estoques de petróleo
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal
▪️ 20h50 – Japão: Exportações, Importações e Balança Comercial de março
Eventos
▪️ 14h15 – EUA/Fed: Powell discursa em evento
▪️ 16h00 – Haddad participa do programa Sem Censura (TV Brasil)
O post Ibovespa abre em queda com aversão ao risco; dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.