A Opera acaba de anunciar que vai adicionar sua IA de navegação, a Aria, ao Opera Mini, o navegador para Android com mais 100 milhões de usuários no mundo todo.
Com essa atualização, a versão do software para Android passa a oferecer aos usuários acesso a uma inteligência artificial capaz de buscar informações atualizadas na web, atuar como assistente de pesquisa, ajudar no aprendizado de novas habilidades, resumir informações online e criar imagens diretamente no chat – sem custo adicional e sem impactar o tamanho do app.

Opera Mini é ideal para celulares mais simples
O Opera Mini é o navegador para Android líder em mercado como o da África, com mais de 1 bilhão de downloads no mundo todo, graças à sua ampla gama de recursos – desde placares ao vivo de futebol até a carteira digital integrada MiniPay.
Há quase 20 anos, o Opera Mini tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à internet no continente africano, graças ao seu design leve, tecnologia de compressão de dados e parcerias com operadoras locais que oferecem pacotes de dados gratuitos de até 1,5 GB por mês.
“A IA está se tornando rapidamente parte integrante da experiência diária na internet – levar a Aria ao Opera Mini é uma adição natural ao nosso navegador mais baixado. Com a inclusão da nossa inteligência artificial integrada para a versão Android, estamos animados para explorar como essa tecnologia pode ampliar ainda mais o conjunto de recursos que nossos usuários confiam todos os dias”, afirmou Jørgen Arnesen, EVP Mobile da Opera.

Recursos do Aria
Integrada anteriormente aos navegadores da Opera, tanto no desktop quanto no celular, a Aria oferece uma interface conversacional acessível com a IA. Ela aprimora a experiência do usuário por meio da busca de informações, geração de texto ou código, criação e interpretação de imagens.
A ferramenta é alimentada pelo mecanismo Composer da própria Opera, que utiliza tecnologias da OpenAI e do Google para fornecer respostas mais relevantes, além de integrar geração de imagens por meio do modelo rápido Imagen3, do Google.
Para usar a Aria, os usuários do Opera Mini precisam atualizar para a versão mais recente do app. A inteligência artificial pode ser acessada no menu principal ou na parte inferior da tela inicial. Os internautas poderão fazer perguntas, gerar textos e imagens, resumir conteúdos e obter respostas em tempo real da web.
No continente africano, o custo dos dados móveis em relação ao PIB é muito mais alto do que na Europa ou no Brasil, o que evidencia a desigualdade digital. Segundo uma pesquisa recente da Opera, e diante da alta no preço dos dados na Nigéria, 59% dos entrevistados no país disseram que os dados móveis são caros demais, e mais da metade afirmou que costuma ficar sem dados antes do fim do mês.
Diante desse cenário, o Opera Mini contribui para reduzir a exclusão digital ao oferecer acesso acessível a novas tecnologias – inclusive funcionalidades com inteligência artificial. A nova IA do Opera pode até mesmo navegar na internet sozinha, sem assistência humana.
Novidades e recursos ainda mais exclusivos estão chegando ao Opera Mini em breve. O navegador pode ser baixado ou atualizado pela Google Play Store, com a Aria já disponível na plataforma.

Navegador com IA
Navegador do futuro! IA do Opera pesquisa melhor preço e faz compras pra você