A M. Dias Branco, dona de marcas como Adria, Piraquê e Vitarella, anunciou nesta segunda-feira, 14, que passou a utilizar, desde outubro do ano passado, apenas ovos de galinhas livres (cage-free) na produção nacional de seus alimentos.
+ Lucro da M. Dias Branco cai 48,4% e atinge R$ 176,5 milhões no 4º tri de 2024
A companhia assinou o Compromisso Cage-free em 2019 em parceria com a Mercy For Animals, uma instituição internacional que busca promover o bem-estar animal. No acordo ficou estabelecido o prazo de dezembro de 2025 para que a multinacional fizesse essa transição.
“Foi um trabalho árduo, que envolveu mapeamento e desenvolvimento de novos fornecedores, análise de formulação de produtos que levam ovos e elaboração de contratos de longo prazo”, explica Gabriela Moura Moraes, gerente Corporativo de Suprimentos da M. Dias Branco. “É uma grande satisfação anunciar que, como parte dos nossos compromissos de sustentabilidade e bem-estar animal, conseguimos cumprir a meta com mais de um ano de antecedência”, ressalta.
A principal linha de produtos que leva ovo integral e clara na formulação são as massas com ovos, disponíveis em quase todo o portfólio de marcas da companhia. Mas há uso de ovos em biscoitos das marcas como Treloso e Richester.
“Foi feito um trabalho de prospecção, fomento e engajamento das indústrias produtoras de ovos cage-free no Brasil”, conta Millena Vitor, especialista de Suprimentos da M. Dias Branco. Ela explica que os ovos de galinhas livres representam de 1% a 3% das matérias-primas usadas nas formulações.
Neste momento, a companhia está iniciando o processo com a Certified Humane Brasil, para obtenção do selo Bem-estar Animal.
O que é o “cage free”
“Cage free” (livre de gaiolas, em tradução literal) é uma expressão que se refere à criação de galinhas soltas, sem confinamento ou gaiolas. Nesse sistema, as aves têm um tratamento diferenciado, o que, segundo especialistas, as afasta do estresse do confinamento, trazendo mais conforto e bem-estar.
O post Dona da Adria e Piraquê, M. Dias Branco passa a utilizar apenas ovos de galinhas livres apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.