
O Departamento do Comércio dos EUA anunciou a abertura de uma investigação sobre semicondutores e medicamentos. O movimento antecede a imposição de tarifas de importação, uma indicação de que o governo Donald Trump se prepara para ampliar sua guerra comercial.
A investigação vai avaliar o impacto das importações de semicondutores e equipamentos de fabricação de semicondutores, bem como de produtos e ingredientes farmacêuticos, incluindo medicamentos, no âmbito da Seção 232, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira (14) pelo Federal Register, o Diário Oficial dos EUA.
A Seção 232 remonta ao Ato de Expansão do Comércio, de 1962, e trata especificamente do pleno poder dado ao presidente dos EUA para ajustar as importações em nome da segurança nacional — incluindo a aplicação de tarifas, caso o excesso de importações seja visto como uma ameaça.
Trump tem feito críticas reiteradas à produção internacional de medicamentos e chips. Além disso, segundo o Valor, ele ameaçou tarifar esses itens e seus derivados para reviver a manufatura norte-americana desses produtos, sem considerar possíveis aumentos de custos para consumidores do mercado interno e a desestabilização das cadeias de suprimentos.
Trump cogita isenção de tarifas e alivia pressão sobre montadoras
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que está considerando isenções em suas tarifas sobre veículos e autopeças importados, com o objetivo de dar mais tempo às montadoras para estabelecer produção no país.
“Estou analisando algo para ajudar as montadoras. Elas estão trocando peças por outras feitas no Canadá, México e em outros países, e precisam de um pouco mais de tempo, porque vão passar a fabricar aqui”, disse Trump a repórteres nesta segunda-feira (14), no Salão Oval, de acordo com o InfoMoney.
As declarações podem oferecer algum alívio aos fabricantes afetados pelas tarifas sobre carros e caminhonetes. Além disso, aumentam a incerteza sobre a política comercial do governo. As ações da General Motors, Ford e da Stellantis — controladora da Chrysler — avançaram após as declarações, revertendo as perdas registradas anteriormente.
O post Trump anuncia investigação sobre semicondutores e medicamentos apareceu primeiro em BPMoney.