Ibovespa fecha em alta após folga no tarifaço de Trump; dólar cai

Foto: Canva/Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (14) com alta de 1,39% aos 129.453 pontos. O dólar comercial caiu 0,34%, a R$ 5,85.

O alívio causado pelos anúncios de isenção de tarifas por Donald Trump para alguns setores econômicos deu um impulso ao Ibovespa e também às Bolsas do exterior.

O Gráfico DXY, índice do dólar nos EUA, fechou com queda 0,45%, a US$ 99,65.

O republicano presidente dos EUA excluiu as importações de eletrônicos para os EUA da lista de produtos sujeitos às tarifas recíprocas. Itens como smartphones, monitores de computador e diversos componentes eletrônicos foram incluídos na lista de isenção.

Anteriormente, Trump havia imposto tarifas de 145% sobre a China, o que poderia ter prejudicado severamente empresas do setor tecnológico, como a Apple — que depende amplamente da China para fabricar seus produtos.

Além disso, o presidente dos EUA sinalizou que está considerando isenções em suas tarifas sobre veículos e autopeças importados. O objetivo seria dar mais tempo às montadoras para estabelecer produção no país.

“Estou analisando algo para ajudar as montadoras. Elas estão trocando peças por outras feitas no Canadá, México e em outros países, e precisam de um pouco mais de tempo, porque vão passar a fabricar aqui”, disse Trump a repórteres nesta segunda-feira.

Se as isenções se confirmarem, podem servir de alívio para os fabricantes afetados pelas tarifas sobre carros e caminhonetes.

Na avaliação de Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank, o desempenho das Bolsas não foi melhor por uma desconfiança do mercado. 

“Entendo que acabou o encanto, mesmo que ele [Trump] tenha falado que vai taxar menos, a desconfiança é muito grande se amanhã ele vai taxar de novo. Então, entendo que quebrou o encanto. Agora tem que voltar a confiança”, afirmou.

No Brasil, o destaque foi o resultado do Boletim Focus do BC (Banco Central), com estimativas do consenso de economistas consultados pelo banco. A nova projeção para o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) apresentou estabilidade pela terceira semana seguida, com projeção de 5,65%.

Já para o PIB (Produto Interno Bruto), a mediana das projeções cresceu 0,01%, com expectativa de crescimento para 1,98% em 2025. Enquanto isso, as projeções para a Selic (taxa básica de juros) repetiram as últimas estimativas, a 15% ao ano.

No radar corporativo, o petróleo subiu e levou junto as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) a um patamar positivo. Da mesma forma, o otimismo também ajudou no avanço da Vale (VALE3), que serviu de pilar para o Ibovespa, junto com os bancos tradicionais.

“Esta será uma semana curta, pois sexta-feira é feriado e nada funciona. Acredito que quem vai dar o tom dessas notícias todas é China, que divulga os dados hoje à noite, e as declarações do Trump daqui para frente”, disse Bresciani.

A Azul (AZUL4) liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 12,33%. Logo atrás, IRB (IRBR3) e CSN Mineração (CMIN3) registraram altas de 5,76% e 4,65%, respectivamente.

Já na ponta negativa, Minerva (BEEF3) liderou as perdas, caindo 2,87%. Em seguida, vieram Prio (PRIO3) e Natura (NTCO3), com perdas de 1,49% e 1,28%.

Altas e Baixas do Ibovespa: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) 

No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançaram 0,21% e recuaram 0,38%, respectivamente. Prio (PRIO3) valorizou 1,49%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) subiu 1,30%. Gerdau (GGBR4) registrou alta de 3,20%. Usiminas (USIM5) valorizou 3,32%.

No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com altas de 1,63% e 0,97%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com valorização 0,87% e de 1,24%, em sequência.

Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) subiu 0,19%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) avançaram 1,83%. Casas Bahia (BHIA3) desvalorizou 2,82%.

Índices do exterior fecharam em alta

Os principais índices europeus tiveram desempenhos positivos nesta segunda-feira (14). O índice DAX, de Frankfurt, valorizou 2,85%, enquanto o CAC 40, de Paris, avançou 2,37%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 2,69%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq recuaram 0,79% e 0,64%, respectivamente. Já o Dow Jones avançou 0,78%.

O post Ibovespa fecha em alta após folga no tarifaço de Trump; dólar cai apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.