DXY atinge menor patamar e reforça tendência de venda nos EUA

Foto: Canva / dólar

Apesar de lastreado mundialmente e utilizado como moeda de referência, o dólar é comumente comparado a um conjunto de moedas fortes para testar sua resiliência e valorização. O Índice DXY é responsável por fazer essa comparação e pela primeira vez desde 2022 operou abaixo de 100 pontos na sexta-feira (11).

 Analistas relacionam o baixo desempenho do índice a uma real chance de recessão econômica para os EUA. Segundo traders, a tese do ‘excepcionalismo’ americano está cada vez mais fraca com o dólar perdendo valor, desde o registro de valorização recorde no final de 2024. 

Após alcançar 110 pontos no final de 2024, o DXY recuou para 99,25 pontos na manhã de sexta-feira. Uma desvalorização superior a 8% no ano. Um mercado “bear” foi observado com a escalada do conflito tarifário entre EUA e China e o mercado norte americano tem se comportado como uma economia emergente: desvalorização da moeda e abertura de juros futuros, como reforça o Fed.

DXY indica fuga de expectativas 

O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, disse à CNBC que as tendências recentes mostram que os investidores estão fugindo dos EUA. Normalmente, quando há grande aumento de tarifas, deveríamos ver uma alta do dólar,” disse Kashkari. “O fato de o dólar estar caindo dá credibilidade à visão de uma mudança na preferência dos investidores”, afirmou. As informações são do portal Brazil Journal. 

Em uma carta aos acionistas, o CEO da BlackRock, Larry Fink, disse que “incerteza e ansiedade sobre o futuro dos mercados e da economia estão dominando as conversas com os clientes.” Fink afirmou que o país está muito próximo de uma recessão, se já não estão em uma.

“A dúvida sobre uma possível crise de confiança no dólar foi agora totalmente respondida,” escreveram os estrategistas de câmbio do ING, segundo relato da Bloomberg. “O colapso do dólar é no momento um barômetro do ‘sell America’.” 

Michael Hartnett, estrategista chefe do Bank of America, escreveu que a turbulência causada por Trump transformou o “excepcionalismo” em “repúdio aos EUA”. Ele recomendou que investidores adotem uma estratégia defensiva  e comprem Treasuries (títulos da dívida pública dos EUA) de dois anos. 

 Para o estrategista, “a liquidação de ativos provavelmente forçará as autoridades a agir.”

O post DXY atinge menor patamar e reforça tendência de venda nos EUA apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.