Como a Market4U aproveitou a pandemia e virou a maior rede de microfranquias do país

Líder no país no segmento de microfranquias, a Market4U cresceu rapidamente no país aproveitando a oportunidade e as necessidades criadas pelo isolamento social na pandemia. A empresa abriu sua primeira unidade em fevereiro de 2020, e conta hoje com 2.185 mercados autônomos em 24 estados e no Distrito Federal.

+Cacau Show, Boticário, McDonald’s: veja ranking das 50 maiores redes de franquias no Brasil

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) contabiliza hoje 13 marcas de mercados autônomos no país com um total de 3.353 unidades. A Market4U é assim líder absoluta, responsável por mais da metade das lojas do segmento.

“Nós tínhamos um plano de expansão de chegar em 5 anos a 500 unidades. Chegamos em 500 unidades por 6 meses em virtude da alta demanda. Depois, a gente acelerou o lançamento da franquia”, afirma o CEO da Market4U, Eduardo Palu de Cordova, em entrevista à IstoÉ Dinheiro.

O isolamento social ocasionado pela covid-19 iniciou cerca de um mês após a inauguração do primeiro mercado autônomo da Market4U. “Era uma proposta de valor muito clara que era segurança, distanciamento social”, recorda Cordova.

O CEO já havia empreendido em diferentes negócios (postos de gasolina, academia, açougue, agências de comunicação, etc). Vendeu algumas empresas e deu o ponta-pé na Market4U com um capital de cerca de R$ 5 milhões.

Em 2024, a empresa divulgou um faturamento de R$ 270 milhões. A Market4U está presente em academias, ambientes corporativos e hotéis. Os condomínios residenciais seguem, no entanto, o carro chefe.

Maior rede microfranquias do país

Segundo o ranking da ABF, a rede Market4U é a maior rede de microfranquias do país, à frente da Prudential (1.986 operações), Seguralta – Bolsa de Seguros (1.779) e Kumon (1.554).

A classificação de “microfranquia” se deve em razão do baixo custo de investimento – entram na classificação da ABF todas as opções de franquia do mercado com teto abaixo de R$ 135 mil.

No caso da Market4U, o custo para abrir a primeira unidade é de R$ 80 mil. “O modelo de negócio é construído com a intenção do franqueado ter mais de uma unidade”, diz Cordova. Assim, o investimento inicial já inclui taxa de franquia para mais quatro lojas.

Mercado da Market4U. Vemos prateleiras e freezers, com diferentes produtos
Unidade do Market4U (Crédito:Divulgação)

Com faturamento médio de R$ 10 a R$ 15 mil por unidade, o tempo de retorno estimado é de 16 a 24 meses. Como cada franqueado tem em média seis pontos de venda, Cordova afirma o rendimento médio é de R$ 70 mil mensais.

A Market4U informa ter hoje mais de 600 franqueados, responsáveis por 1.522 unidades. Outras 663 permanecem sob administração da matriz.

Dos fornecedores à inteligência artificial

Entre os 250 funcionários da empresa, Cordova afirma que o maior time é o de “customer success” – termo para pessoas responsáveis por auxiliar o sucesso do franqueado e garantir que ele adquira novas unidades.

“A gente tem uma relação muito forte com síndicos, administradoras, construtoras. A gente tem um investimento de relacionamento junto com esse stakeholder superimportante que é o decisor dentro do condomínio”, diz Cordova.

Para garantir bons preços aos franqueados, a empresa conta com centros de distribuição em Curitiba (PR) e São Paulo, além de parcerias com indústrias nas regiões que seu braço logístico ainda não alcança.

Por fim, um sistema de inteligência artificial completa o ecossistema da empresa. O sistema consegue identificar produtos mais consumidos em cada mercado para facilitar o gerenciamento do estoque, além de oferecer ofertas personalizadas para o consumidor usuário do aplicativo da Market4U.

Nos próximos três anos, a empresa espera atingir R$ 1 bilhão de faturamento para ficar elegível para uma oferta pública de ações.

Ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações

POSIÇÃO MARCAS OPERAÇÕES
MARKET4U 2185
PRUDENTIAL 1986
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS 1779
KUMON 1554
É SEGURO CORRETORA 1048
CREDFÁCIL 1027
EMIVE FRANCHISING 859
TOUTI 858
COTAFACIL 786
10º CEOPAG 717
11º BEM SAFE 639
12º LINX SISTEMAS 619
13º AZUL EMPRÉSTIMO 610
14º CLUBE TURISMO 554
15º FIADORWEB 519
16º GRUPO VILLELA AUDITORIA/CONSULTORIA 513
17º MARIA BRASILEIRA 510
18º HONEST MARKET BRASIL 464
19º SOLARPRIME 427
20º FAST4YOU HOME MARKET 387

O post Como a Market4U aproveitou a pandemia e virou a maior rede de microfranquias do país apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.