
Chad Stahelski, o diretor da aclamada franquia ‘John Wick’, expressou grande satisfação com o recente anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas sobre a criação da categoria de Melhor Design de Dublês.
Em entrevista ao Deadline, o cineasta celebrou a decisão, agradecendo à Academia: “Nenhum de nós [na indústria] estaria aqui se não fosse pelos últimos 100 anos de dublês. Chegamos até aqui porque muitas outras pessoas se sacrificaram muito. Então, é muito legal estar aqui, no auge de um século inteiro de performers, coordenadores e diretores de ação. E é uma pena que muitos deles não possam ver até onde isso chegou”.
Stahelski enfatizou a importância da colaboração da Academia com a comunidade de dublês para a concretização da nova categoria: “Temos muita sorte de estar nesse ponto, ou no auge, onde, há alguns anos, a Academia veio até nós e disse: ‘Ei, como podemos ajudar? Como colocamos isso em prática?’ Para algumas pessoas pode parecer que demorou muito, mas na verdade, dou muito crédito à Academia por fazer da forma certa. Eles levaram o tempo necessário. Conversaram com muita gente da comunidade de dublês — coordenadores de dublês, diretores de segunda unidade, grupos femininos, grupos masculinos. Todos os diferentes aspectos da comunidade de dublês, eles foram atrás, ouviram e tentaram descobrir, não apenas se deveria haver um prêmio — ninguém questionou isso — mas como entregar o prêmio, para quem, como selecionar os indicados. E eles realmente fizeram o dever de casa. E quando sentiram que tinham tudo sob controle, anunciaram”.
O Oscar surpreendeu recentemente ao anunciar oficialmente a criação da categoria para Melhores Dublês. Há anos, fãs de cinema pedem que a Academia reconheça o trabalho essencial dos profissionais responsáveis pelas cenas de ação.
Segundo o ComicBook, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tornou pública a criação de um prêmio competitivo de Realização em Design de Dublês (Achievement in Stunt Design), que será entregue pela primeira vez na centésima edição do Oscar.
A cerimônia está agendada para 2028 e premiará filmes lançados em 2027. As regras de elegibilidade e votação para a nova categoria serão divulgadas em 2027.
Em comunicado oficial, o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da organização, Janet Yang, manifestaram seu entusiasmo com a novidade:
“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte essencial da produção cinematográfica. Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação até alcançarem esse momento histórico”, escreveram.