O leilão dos serviços de saneamento básico do estado do Pará ocorre nesta sexta-feira, 11, na sede da B3, em São Paulo, com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e do ministro das Cidades, Jader Filho. O texto será atualizado para incluir as vitórias dos lotes seguintes.
+Empresas disputam hoje leilão de serviços de água e esgoto do Pará
Objetivos listados para o leilão do saneamento
A universalização dos serviços de abastecimento saneamento é uma das premissas do projeto do Pará, já que o Estado ainda registra baixos níveis de fornecimento, destaca o BNDES. Na capital Belém, por exemplo, a cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto não passa de 15%, segundo o banco de fomento.
A meta para 2033 é alcançar 99% de atendimento com abastecimento de água nos quatro blocos e 90% com esgotamento sanitário no bloco A, que inclui municípios da Região Metropolitana de Belém, como Ananindeua, Marituba e a própria capital.
O leilão do Pará é a primeira concorrência de grande porte do setor de saneamento para a região desde setembro de 2021, quando aconteceu o certame para a concessão dos serviços no Amapá. Outro leilão aguardado, o de Rondônia, saiu do papel, está em fase de consulta pública.
No Nordeste, está previsto para ocorrer ainda em 2025 o leilão de Pernambuco.
[*matéria em atualização]
O post Veja o resultado dos leilões dos serviços de saneamento do Pará apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.