
Com nomes como Kleber Mendonça Filho, Scarlett Johansson, Jean-Pierre e Luc Dardenne, a Seleção Oficial de Cannes 2025 equilibra tradição e renovação — ainda que siga devendo na representatividade de gênero. A presidente Iris Knobloch e o delegado-geral Thierry Frémaux anunciaram os participantes do 78º Festival de Cannes, realizado entre os dias 13 e 24 de maio, em coletiva, nesta quinta-feira, 10 de abril de 2025, no cinema UGC Montparnasse, em Paris.
Até o momento, 19 filmes foram confirmados na disputa pela Palma de Ouro — número que pode chegar a 21 — incluindo o brasileiro O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho. Esta será a terceira participação do cineasta pernambucano na principal vitrine do evento, após Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Com apenas seis mulheres diretoras na disputa, a paridade de gênero ainda é um desafio. Nossas apostas, por sua vez, anteciparam com precisão quase metade da seleção oficial.
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Previsões certeiras: Mendonça Filho e Scarlett Johansson
No artigo publicado no mês passado, com 30 previsões para o Festival de Cannes 2025, acertamos 14 palpites, com nove desses filmes figurando na disputa pela Palma de Ouro. Além do brasileiro O Agente Secreto destacam-se os novos filmes de Wes Anderson, Ari Aster, Richard Linklater, Julia Ducournau, Kelly Reichardt e Joachim Trier.
Outras duas apostas se confirmaram na mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard), com destaque para a estreia da atriz Scarlett Johansson na direção com Eleanor the Great. Já fora de competição, nossos palpites certeiros incluem Missão: Impossível – The Final Reckoning, de Christopher McQuarrie, e Highest 2 Lowest, o novo de Spike Lee. Por fim, o russo Kirill Serebrennikov volta a Cannes com seu novo trabalho, La Disparition de Josef Mengele, na mostra Cannes Première.

Novos nomes e boas surpresas na seleção
Entre as grandes surpresas da edição estão os estreantes que integram a seleção. O filme de abertura, Partir un jour, marca a estreia da francesa Amélie Bonnin no formato longa-metragem, após ter sido premiada com um César por seu trabalho anterior em curta em 2021. A escolha de seu filme simboliza a aposta de Cannes no futuro do cinema.
Outro estreante é Akinola Davies Jr., representante da Nigéria, com My Father’s Shadow, selecionado para Um Certo Olhar. Conhecido por sua atuação em Triângulo da Tristeza (Palma de Ouro em 2022), o britânico Harris Dickinson, aos 28 anos, estreia na direção com Urchin, também exibido na seção Un Certain Regard. O ator chamou atenção no último ano como par romântico de Nicole Kidman em Babygirl, e agora expande sua carreira para trás das câmeras.

Bono e Sebastián Lelio são destaques fora da competição
Na seção Special Screenings, o destaque vai para Bono, vocalista da banda U2, que apresenta o musical Stories of Surrender. O projeto mistura histórias de vida e canções do U2 em um show intimista, explorando os relacionamentos do vocalista com a família, amigos e sua fé. Com direção de Andrew Dominik (Blonde), o documentário estreia logo em seguida, dia 30 de maio, na AppleTV+.
Já em Cannes Première, quem marca presença é o cineasta chileno Sebastián Lelio, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional por Uma Mulher Fantástica (2017), que retorna com La Ola (The Wave). Lelio é conhecido por abordar temas de identidade e liberdade com sensibilidade, nesta nova obra uma estudante se envolve em um movimento feminista em sua universidade e, de repente, se vê como figura central do movimento. O espaço também recebe nomes como Fatih Akin, Raoul Peck e Michael Angelo Covino, compondo uma programação de peso.

Lista completa da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2025
Filme de Abertura (Fora de Competição)
- Partir un jour, de Amélie Bonnin
Competição Oficial pela Palma de Ouro
- The Phoenician Scheme, de Wes Anderson
- Eddington, de Ari Aster
- Jeunes Mères, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
- Alpha, de Julia Ducournau
- Renoir, de Hayakawa Chie
- The History of Sound, de Oliver Hermanus
- La Petite Dernière, de Hafsia Herzi
- Sirat, de Oliver Laxe
- Nouvelle Vague, de Richard Linklater
- Two Prosecutors, de Sergei Loznitsa
- Fuori, de Mario Martone
- O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho
- Dossier 137, de Dominik Moll
- Un Simple Accident, de Jafar Panahi
- The Mastermind, de Kelly Reichardt
- Eagles of the Republic, de Tarik Saleh
- Sound of Falling, de Mascha Schilinski
- Romería, de Carla Simón
- Sentimental Value, de Joachim Trier
Un Certain Regard
- La Misteriosa Mirada del Flamenco, de Diego Céspedes
- Météors, de Hubert Charuel
- My Father’s Shadow, de Akinola Davies Jr
- L’Inconnu de la Grande Arche, de Stéphane Demoustier
- Urchin, de Harris Dickinson
- Homebound, de Neeraj Ghaywan
- Tôi Yamanamino Hikari, de Ishikawa Kei
- Eleanor the Great, de Scarlett Johansson
- Karavan, de Zuzana Kirchnerová
- Pillion, de Harry Lighton
- Aisha Can’t Fly Away, de Morad Mostafa
- Once Upon a Time in Gaza, de Arab e Tarzan Nasser
- The Plague, de Charlie Polinger
- Promised Sky, de Erige Sehiri
- Le Città di Pianura, de Francesco Sossai
- Testa o Croce?, de Matteo Zoppis e Alessio Rigo de Righi
Fora de Competição
- Colours of Time, de Cédric Klapisch
- La Femme la Plus Riche du Monde, de Thierry Klifa
- Highest 2 Lowest, de Spike Lee
- Mission: Impossible – The Final Reckoning, de Christopher McQuarrie
- Vie Privée, de Rebecca Zlotowski
Midnight Screenings
- Dalloway, de Yann Gozlan
- Exit 8, de Kawamura Genki
- Feng Lin Huo Shan, de Mak Juno
Cannes Première
- Amrum, de Fatih Akin
- Splitsville, de Michael Angelo Covino
- La Ola (The Wave), de Sebastián Lelio
- Connemara, de Alex Lutz
- Orwell: 2+2=5, de Raoul Peck
- La Disparition de Josef Mengele, de Kirill Serebrennikov
Special Screenings
- Bono: Stories of Surrender, de Andrew Dominik
- Tell Her That I Love Her, de Romane Bohringer
- A Magnificent Life, de Sylvain Chomet