China aumenta tarifas contra os EUA a 84% em resposta à Trump

A China respondeu de forma contundente à escalada tarifária de Donald Trump, decidindo aumentar significativamente as tarifas de importação sobre produtos americanos.

O Ministério das Finanças chinês anunciou nesta quarta-feira (9) que, a partir de amanhã, as tarifas sobre as importações dos EUA subirão para 84%.

Escalada das Tensões Comerciais

Esse ajuste representa um grande salto em relação aos 34% de tarifas que haviam sido estabelecidos pelo governo chinês na semana anterior, acirrando ainda mais as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, no meio de uma disputa por influência global e proteção de mercados internos.

Além disso, a China incluiu seis empresas americanas em sua lista de instituições “não confiáveis” e adicionou 12 organizações dos EUA à sua lista de controle de exportações.

Veja na íntegra o comunicado chinês

A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China e prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras.

  De acordo com a Lei Tarifária da República Popular da China, a Lei Aduaneira da República Popular da China, a Lei de Comércio Exterior da República Popular da China e outras leis, regulamentos e princípios básicos do direito internacional, e com a aprovação do Conselho de Estado, as medidas tarifárias adicionais sobre mercadorias importadas originárias dos Estados Unidos serão ajustadas a partir das 12h01 do dia 10 de abril de 2025. Os assuntos relevantes são os seguintes:

  1. Ajustar a alíquota tarifária adicional estipulada no “Anúncio da Comissão Tarifária do Conselho de Estado sobre a Imposição de Tarifas Adicionais sobre Produtos Importados Originários dos Estados Unidos” (Anúncio da Comissão Tributária nº 4 de 2025) de 34% para 84%.

  2. Os demais assuntos serão implementados de acordo com o Anúncio do Comitê de Impostos nº 4 de 2025.

O post China aumenta tarifas contra os EUA a 84% em resposta à Trump apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.