Fed pode esperar para ajustar taxa de juro, diz Mary Daly

Fed
Foto: Fed (Federal Reserve) / CanvaPro

A presidente da distrital do Fed (Federal Reserve) de São Francisco, Mary Daly, afirmou nesta terça-feira (8) que o banco central norte-americano está em uma posição confortável e que pode esperar antes de fazer ajustes na taxa de juros.

A declaração está em linha com a de outros dirigentes, incluindo o próprio presidente da autarquia, Jerome Powell, que têm reforçado uma postura cautelosa diante das recentes mudanças nas políticas econômicas dos EUA.

“Reduzimos a taxa de juros em 100 pontos-base no ano passado. Isso coloca a política monetária em uma posição adequada para permanecer modestamente restritiva e continuar trazendo a inflação para baixo, mas não tão restritiva a ponto de tornar a economia vulnerável”, disse Daly, durante um evento na Universidade Brigham Young, conforme apurou o Valor.

Tarifaço de Trump limita autonomia do Fed e deteriora projeções

O “tarifaço” do presidente dos EUA, Donald Trump, foi seguido da reação de representantes de diversos países e autoridades monetárias. O presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, chegou a alertar sobre a possibilidade de uma inflação mais alta e um fraco crescimento econômico.

As chamadas “tarifas recíprocas” foram anunciadas na última quarta-feira (2). Já na sexta-feira (4), Powell participou de uma conferência na Virgínia, nos EUA, onde manifestou suas preocupações. Ele foi enfático ao dizer que o “tarifaço” poderia ser uma combinação perigosa.

Antes das falas de Powell, Trump chegou a comentar que esse seria o momento ideal para o Fed, Banco Central dos EUA, “cortar as taxas de juros”.

Na prática, políticas fiscais e comerciais tão agressivas mudam o cenário bruscamente e forçam a entidade a mudar sua rota.

“A necessidade de responder a pressões inflacionárias ou recessivas geradas por essas decisões políticas acaba restringindo as opções do Fed”, explicou ao BP Money Bruna Allemann, head da mesa internacional da Nomos. Ela afirmou que isso acaba interferindo, indiretamente, nas decisões da autoridade monetária.

O post Fed pode esperar para ajustar taxa de juro, diz Mary Daly apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.