
O governo do presidente Donald Trump está considerando suavizar a taxa proposta para navios ligados à China com foco nos portos dos EUA. O movimento ocorre após a nova leva de tarifas gerar uma enxurrada de reações negativas de setores que afirmam que a medida poderia ser economicamente devastadora.
Entre as mudanças que estão sendo avaliadas estão o adiamento da implementação e a criação de novas estruturas de taxas projetadas para reduzir os custos dos navios chineses que visitam os EUA. As informações foram apuradas pelo InfoMoney.
A Casa Branca, juntamente com o Escritório do Representante Comercial dos EUA — órgão responsável pela elaboração da proposta —, não respondeu às solicitações de comentários.
Nem todas as taxas multimilionárias propostas pelas agências para navios construídos na China que atracam em portos dos EUA serão implementadas, e elas podem não ser cumulativas. A informação foi dada pelo representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, durante audiência no Comitê de Finanças do Senado dos EUA nesta terça-feira (8).
O Escritório do Representante Comercial dos EUA propôs taxas que podem chegar a US$ 3 milhões por escala em porto norte-americano para embarcações construídas ou vinculadas à China.
EUA vão impor tarifas de 104% sobre a China
Os EUA irão impor tarifas na ordem de 104% a partir de quarta-feira (9) sobre todas as importações chinesas, após o governo de Pequim não recuar na decisão de impor tarifas retaliatórias de 34% sobre produtos norte-americanos.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira (8) que as tarifas de 104% entrarão em vigor a partir da meia-noite, no horário da Costa Leste dos EUA, após o fim do prazo dado pelo presidente do país, Donald Trump, para que a China recuasse da decisão de taxar produtos dos EUA.
A tarifa de 104% foi formada pela soma de 20% de tarifas específicas à China, que vigoram desde março, 34% relativas às tarifas recíprocas e os 50% como resposta à retaliação chinesa.
O post EUA consideram ajustar taxas portuárias para navios chineses apareceu primeiro em BPMoney.