
Um dos filmes de terror mais aguardados deste ano é ‘Premonição 6: Laços de Sangue’. Isso porque a franquia havia aparentemente encerrado após do quinto episódio de 2011. Tendo iniciado com o surpreendente ‘Premonição’, de 2000, um filme slasher diferente dos demais, por contar com a própria morte como a assassina. Na verdade, é até injusto chamar ‘Premonição’ de slasher, em especial o primeiro, pois usou de muita inventividade em seu roteiro para criar um terror jovial e ao mesmo tempo algo muito divertido. Na trama, um grupo de adolescentes escapa de seu destino em um desastre aéreo graças à premonição de um deles. Depois disso, eles começam a morrer das formas mais imprevisíveis.
‘Premonição’ não precisava de uma sequência, é bem verdade. Mas não é de hoje que Hollywood vê oportunidade com o sucesso, e termina tirando leite de pedra (na maioria dos casos). O que importa, no entanto, são os traseiros sentados nas poltronas do cinema, enquanto estiverem pagando, o estúdio estará produzindo. Assim, três anos depois ganhamos o segundo filme; e mais três anos, o terceiro. Mais três anos, em 2009, chegava o quarto, anunciado como o último. Mas eis que surge o quinto, apenas dois anos depois. Ao que tudo indicava o quinto seria o último.
Agora, 14 anos depois do quinto, o estúdio acredita que os fãs estão com saudade e decidiu presenteá-los com um sexto filme. É claro, com a intenção de apresentar a franquia para toda uma nova geração também. Para entrar no clima do sexto filme, e também relembrar e homenagear a franquia como um todo, resolvemos listar para você as 10 melhores cenas de morte da série ‘Premonição’ no cinema. Confira abaixo e monte a sua lista também nos comentários.
PS. É claro que o texto abaixo contém spoilers. Ah sim, outro detalhe. As melhores mortes estão sempre nas premonições e não iremos incluí-las no ranking, apenas mortes que realmente ocorrem nos filmes.
10) Cabeça no elevador (‘Premonição 2’)
O mais legal da franquia ‘Premonição’ é trazer em suas cenas de morte algum medo real que todos nós temos, como por exemplo, ficar preso em um elevador. Afinal, elevadores podem ser perigosos. No segundo ‘Premonição’ temos uma morte justamente nele. A personagem em questão havia perdido o filho recentemente, e ao entrar no elevador, começa a suspeitar de outro passageiro que traz uma caixa meio suspeita. Ao entrar em pânico e querer fugir do local, ela termina com a cabeça presa, o corpo do lado de fora e o elevador subindo. É só juntar um mais um e podemos imaginar o que aconteceu (sim, ela perde a cabeça).
09) Malhando até morrer (‘Premonição 3’)
A franquia ‘Premonição’ logo se ligou que podia ser bem criativa, e para isso só precisaria inventar uma cena de morte mais alucinante que a outra. E parte do que conta muito é o local onde essas mortes ocorrem. Em breve, todos os principais lugares perigosos terão sido usados. Aqui, temos uma cena de morte na academia, que faz parte do filme três. Academias geralmente são lugares seguros, embora seja só procurar online que você encontra um monte de vídeos com pessoas se machucando ao malhar. No caso de um infeliz neste filme, o contrapeso de um aparelho termina esmagando sua cabeça.
08) Morte enganosa (‘Premonição 4’)
Um artifício muito utilizado na franquia é enganar o público sobre o momento da morte de determinado personagem, e o que de fato irá mata-lo. Um dos casos mais notórios ocorre no quarto filme, com a personagem vivida por Krista Allen, que é creditada como MILF (procure o significado). Acontece que a personagem está em um salão de beleza e o local está repleto de coisas que podem mata-la, como por exemplo, as tesouras que cortam seu cabelo muito próximas a seus olhos, o alicate debaixo de sua unha, e ainda o cúmulo de um ventilador de teto que chega a cair perto dela. Nada disso a mata, no entanto. Sua morte ocorre depois que ela deixa o salão, e uma pedra voa em seu olho. A graça aqui, porém, é a tensão e a preparação.
07) Um dia de Rebeca (‘Premonição 5’)
Aqui temos uma personagem que é ginasta, e é claro que sua morte envolve o esporte praticado pela nossa menina de ouro Rebeca Andrade. A ginástica olímpica como todo esporte guarda seus perigos, mas sendo esse um filme de Premonição, é claro que a coisa será completamente exagerada ao ponto do cartunesco. A personagem em questão começa a notar algo estranho no ar. Nós, o público, só percebemos um parafuso caindo no aparelho que a personagem está usando, e o pé da moça esquivando de cravar nele – a tensão vai lá no teto. Mais uma vez, sua morte não tem a ver com isso, e sim com outro aparelho com barra, que quebra, a lançando no ar e a fazendo cair de mau jeito quebrando a coluna.
06) Cirurgia no olho (‘Premonição 5’)
O quinto ‘Premonição’ é um dos mais criativos em suas mortes e locais inusitados. Aqui, por exemplo, temos uma cirurgia à laser no olho como foco de uma das mortes mais memoráveis e inquietantes. Esse procedimento já é o bastante para causar arrepios em qualquer um, e se você tiver assistido a este filme, certamente irá descartar qualquer possibilidade de realizar esta operação. Porém, como de costume, não é isso que mata a personagem. Ela consegue escapar depois de muito terror relacionado ao olho, porém, escorrega em um objeto e cai da janela, de vários andares. É claro que seu olho não se salva e pula longe quando ela atinge um carro.
05) Ida ao dentista (‘Premonição 2’)
Em muitas destas cenas de morte, não é a morte em si que chama atenção e sim a preparação até ela, e as diversas possibilidades que terminam não se concretizando, e deixam o público à beira da poltrona. Essa é mais uma delas, e talvez a mais impressionante. Ela tem muito a ver com a da cirurgia de olho e a do salão de beleza. Aqui temos uma ida ao dentista. Um rapaz está sentado na cadeira e respira o gás para o procedimento, que o faz ficar grogue. Enquanto isso, o dentista sai da sala para atender o telefone, um pombo se choca contra o vidro, e um ornamento de borracha cai em sua boca, quase o fazendo sufocar, sem que ele consiga se mexer. No entanto, o rapaz consegue sobreviver. Sua despedida ocorre já fora do consultório, quando uma grande placa de vidro cai em cima dele e o transforma em gelatina.
04) Pesadelo da infância na piscina (‘Premonição 4’)
O terror de toda criança em relação à piscina é ficar preso no ralo de sucção. E claro, o pesadelo de todo pai, que sempre avisa aos filhos para tomar cuidado com isso, ainda mais em piscinas públicas, de clubes, etc. No filme, é claro, nenhuma morte é de uma criança, e sim de jovens e adolescentes. Aqui, um sujeito pedante está pegando sol, quando resolve dar um mergulho na piscina, ele vai atrás de um objeto seu que caiu dentro d’água. Porém, ele termina preso no fundo da piscina, no ralo, sentado, devido à sucção. O que ocorre depois disso é pura fantasia que desafia as leis da física. Mas torna tudo ainda mais épico.
03) Bronzeamento artificial (‘Premonição 3’)
É claro que uma morte na câmara de bronzeamento artificial teria que acontecer em algum momento na franquia, isso é simplesmente uma pedida que não poderia faltar. E ela ocorre logo no terceiro filme. Mas aqui não temos apenas uma morte, e sim duas de uma vez. Os personagens em questão são duas patricinhas chamadas Ashley, que estão apenas querendo ficar bronzeadas, porém, as câmaras de ambas terminam sendo travadas pelo lado de fora, sem que as moças consigam abri-las. Não bastasse isso, a potência igualmente termina sendo aumentada – acidentes são a alma da franquia. Daí já se pode imaginar o que ocorre com as duas: sim, terminam fritas iguais àquele peixinho de tira gosto no fim de semana.
02) Morte Dupla (‘Premonição 2’)
Na franquia não é comum termos duas mortes ocorrendo ao mesmo tempo, isto é, fora das premonições que sempre abrem tais filmes, é claro. Bem, no item acima temos as duas patricinhas citadas, que morrem juntas – pela mesma causa. Aqui, no entanto, temos um caso um pouco diferente. Foi em ‘Premonição 2’. Tudo começa com a personagem Kat (Keegan Connor Tracy), que se envolve em um acidente de carro e fica presa nas ferragens. Ela aparentemente está bem, e aguarda apenas ser resgatada, consciente e falante. Porém, ao pedir para o bombeiro fazer menos barulho com a máquina que está serrando seu carro, ele responde com ironia, somente para o airbag ativar e jogar sua cabeça para trás com tudo, a fazendo ser empalada por um objeto afiado que já havia atravessado seu encosto de cabeça.
Mas a coisa não termina por aí, pois depois que a mulher morre, seu cigarro cai no chão, e causa a explosão de seu carro, que estava encharcado de combustível. A explosão jogar uma cerca longe e o objeto parte outro personagem, que estava no local, ao meio. É criativo por não ser igual. É o melhor resumo de duas mortes por uma na franquia.
01) Ligação com o Original (‘Premonição 5’)
Em primeiro lugar temos a morte mais interessante da franquia. Ela não é a morte mais violenta, mais sangrenta ou a mais criativa no sentido de mirabolante. Essa é apenas a melhor por seu contexto, que nos pega totalmente desprevenidos. Justamente por isso, a franquia havia encerrado com chave de ouro. Aqui, temos a morte dos protagonistas do quinto filme. E o momento é especial porque liga diretamente com o filme original, lá de 2000.
O que acontece é que, sem que ninguém tenha percebido, o quinto filme era na verdade uma prequel, que se passa antes do primeiro, mas só ficamos sabendo quando o filme está na última cena. Isso porque quando tudo parece ter sido resolvido, o casal protagonista pega um avião. E é nesse momento que percebemos se tratar do voo maldito do filme original, quando vemos os personagens descendo após a briga. Nossos protagonistas permanecem no voo, e vemos pela primeira vez a perspectiva do acidente aéreo de dentro da aeronave.