Primeira edição do Concurso Mineiro da Cerveja reúne 60 cervejarias em Juiz de Fora

concurso mineiro da cerveja

concurso mineiro da cerveja
Evento ainda promove feira tecnológica e festival no Estádio Municipal, neste fim de semana (Foto: Divulgação)

O primeiro Concurso Mineiro da Cerveja acontece entre terça-feira (8) e quarta-feira (9) em Juiz de Fora, como parte da Semana da Cerveja Mineira. São 60 cervejarias de todas as regiões do estado que vão ser avaliadas por um júri técnico especializado, com nomes de destaque nacionais e internacionais, que irá avaliar as bebidas de forma anônima. Todo o concurso será realizado na Igreja de Nossa Senhora da Glória, onde funciona a única abadia das américas, com uma cervejaria centenária criada por missionário holandeses. O concurso vem com intenção de chancelar a força da cerveja mineira perante o Brasil”, destaca João Kléber, organizador técnico do concurso. A premiação será na quinta-feira (10), durante o festival, no estacionamento do Estádio Municipal.

Do total de 220 cervejarias no estado de Minas Gerais, as 60 participantes já mostram “a representatividade mineira” no campo. Como explica João Kléber, esse é um marco para as próximas edições, que reforçam o papel da cerveja de Minas diante de todo o mercado nacional. “Temos uma tradição grande em Minas da produção de cervejas, as cervejas mais antigas estão aqui. Isso foi se concretizando ao longo dos anos. Hoje somos consolidados como um dos maiores de cerveja do país”, diz.

  • LEIA TAMBÉM: Em abril, Juiz de Fora sedia programação especial da Semana da Cerveja Mineira

A avaliação ocorre seguindo a base de critérios da Brew Association. “Esse é um guia de estilo profissional e as cervejas são avaliadas de acordo com ele, levando em conta suas características, como coloração, sabor, aroma e textura. Os jurados são capacitados para identificar esses fatores em cada cerveja e avaliar de acordo com cada estilo”, explica. O concurso, então, se torna responsável por não só escolher a melhor entre as participantes, mas também trazer um respaldo de qualidade para todas as cervejarias participantes. “Todas as cervejas recebem feedback do corpo de jurados especializado, então é um modo das cervejarias aumentarem a qualidade do seu produto”, diz.

concurso mineiro da cerveja
(Foto: Divulgação)

A ideia é que, inserindo o concurso como parte da Semana da Cerveja Mineira, o evento se torne ainda mais completo. “Nos juntamos dentro de uma área para que haja um encontro entre cervejarias, empresas do ecossistema de produção de cervejas e o público. Quem nunca teve contato com esse mundo vai ter a oportunidade de estar ali e vivenciar essa área técnica”, destaca o organizador.

Juiz de Fora como polo representativo do estado

A importância de Juiz de Fora sediar o evento está justamente em ressaltar o histórico que o município tem com a produção de cervejas. Isso começa, como ele destaca, pela escolha da Igreja de Nossa Senhora da Glória. “Optamos por fazer aqui para homenagear essa grande história que a igreja tem, por produzir cerveja há quase 200 anos. É uma honra muito grande fazer isso num local tão histórico”, afirma. 

Além disso, para ele, a cidade também tem a chance de se mostrar como aquela que “busca reconhecer e aumentar a qualidade das cervejas mineiras”. Já sendo um polo cervejeiro com bastante representatividade dentro do estado, entre as participantes também tem uma presença forte: entre as 60 inscritas, pouco mais de 20 cervejarias são de Juiz de Fora.

Feira tecnológica e festival fecham programação do Concurso Mineiro da Cerveja

A Feira Tecnológica da Cerveja, por sua vez, acontece de quinta-feira (10) a sábado (12),  das 12h às 18h, no estacionamento do Estádio Municipal. Lá, o público pode conhecer mais sobre a inovação, tecnologia e informações técnicas sobre a produção de cerveja. O Festival da Cerveja Mineira, que acontece a partir de quinta até domingo (13), ocorre também no Estádio. Como parte da programação, vão ocorrer uma série de shows, incluindo da banda juiz-forana Onze:20, que já tem projeção nacional no reggae. 

O festival também conta com 36 cervejarias do estado (muitas das quais terão participado do concurso e, quem sabe, vencido), além de quatro de um polo cervejeiro próximo de Juiz de Fora, que foi convidado a participar. 

  • LEIA MAIS sobre Cultura aqui

O post Primeira edição do Concurso Mineiro da Cerveja reúne 60 cervejarias em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.