O Google está expandindo significativamente as capacidades do AI Mode, seu modo experimental de busca com inteligência artificial. A grande novidade é que agora ele pode analisar imagens enviadas pelos usuários — seja por captura de câmera ou upload — e responder com informações detalhadas, links e recomendações contextuais.
A atualização é um avanço necessário no caminho da empresa para competir diretamente com soluções como o ChatGPT Search e o Perplexity.
Como funciona a nova busca com imagens
A nova funcionalidade combina o modelo multimodal da IA Gemini com a já conhecida tecnologia de reconhecimento visual do Google Lens. Com isso, o AI Mode consegue interpretar toda a cena de uma imagem: não apenas objetos isolados, mas também a relação entre eles, seus materiais, cores, formas e disposição no espaço.
Segundo o Google, o sistema utiliza um método chamado “query fan-out”, que dispara múltiplas perguntas sobre a imagem e seus elementos. Isso permite fornecer respostas muito mais completas e específicas do que uma busca convencional.

Com a IA multimodal do Gemini, o AI Mode entende contextos visuais complexos e transforma imagens em respostas inteligentes e personalizadas
Robby Stein, vice-presidente de produto para o Google Search
Exemplos práticos: da estante à recomendação personalizada
Entre os exemplos fornecidos pela empresa, está a possibilidade de tirar uma foto de sua estante de livros e perguntar:
“Se gostei desses, quais outros são bem avaliados e parecidos?” O AI Mode reconhece os títulos da imagem e retorna sugestões com links para saber mais ou comprar os livros.
O sistema também permite refinar a busca com perguntas subsequentes, como: “Estou buscando uma leitura rápida. Qual dessas sugestões tem menos páginas?”
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De recurso premium a acesso ampliado
O AI Mode foi lançado no mês passado de forma restrita aos assinantes do plano Google One AI Premium, dentro da área de testes conhecida como Google Labs. Agora, a gigante das buscas está liberando o acesso a milhões de usuários nos EUA, expandindo seu experimento para além do público pagante.
Com isso, o Google avança em sua missão de tornar a busca por IA cada vez mais interativa, visual e personalizada, mirando diretamente nas soluções emergentes que vêm ganhando espaço no mercado de inteligência artificial aplicada à navegação e descoberta de conteúdo.
Fonte: Google

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