MediaTek anuncia linha de chips Kompanio Ultra para Chromebooks

Apesar de sempre ter sido sinônimo de eficiência, agora estão trabalhando para incrementar também a potência: MediaTek anuncia linha de chips Kompanio Ultra para Chromebooks.

Com o lançamento do já mencionado SoC Kompanio Ultra, a ideia é impulsionar os equipamentos com recursos de inteligência artificial (IA).

Fabricados em processo de 3 mm, o componente promete desempenho considerável para a próxima geração de Chromebooks.

Este SoC será o topo de linha absoluto, mas ainda não foi usado em nenhum lançamento oficial, apesar da sua revelação sugerir que isso mudará em breve. A MediaTek planeja que o chip seja usado nos próximos modelos Chromebook Plus, linha que entrega experiências premium com o sistema do Google.

A arquitetura do Kompanio Ultra é considerada inovadora. Dispõe de um CPU 8 de núcleos Arm Cortex-X925. Com relação às especificações técnicas, confiram os detalhes específicos, compartilhados diretamente pelos seus idealizadores. :

Kompanio Ultra 910 é um CPU Arm de 8 núcleos em 3 nm, com:

  • 1 núcleo ultraperformance Cortex-X925 (3.62GHz)
  • 3 núcleos Cortex-X4 (performance)
  • 4 núcleos Cortex-A720 (eficiência)
  • GPU Immortalis-G925 (11 núcleos), com suporte para ray tracing, saída para três telas 4K a 60Hz e codificação/decodificação de vídeo 4K60 10-bit (HEVC/AVC).
  • Memória LPDDR5X (capacidade ainda não divulgada)
  • Wi-Fi 7 e Bluetooth 6.0

Leia mais

  • Celular Realme P3 Ultra é anunciado com bateria de 6000 mAh e chipset Dimensity 8350
  • Apple deve adotar chips de 2 nanômetros nos iPhones de 2026, segundo analista
  • Processadores Snapdragon: lista completa com todos os chips da Qualcomm

Com eficiência e muito poder, MediaTek anuncia linha de chips Kompanio Ultra para Chromebooks

O design do chip foi criado para viabilizar 18% mais desempenho do que a concorrência, enquanto preserva uma característica importante dos Chromebooks, sendo a eficiência, porque consome metade da energia.

E já que estamos falando da concorrência, temos uma comparação direta interessante. O novo chipset supera nos já mencionados 18% (em single-thread) e em até 40% em multi-thread os poderosos Intel Core Ultra 5 115U/125U.

Sobre a eficiência, os dados são muito positivos: até 20 horas de autonomia com bateria de 60Wh, sem perda de desempenho.

O chipset foi otimizado para trabalhar com o Google Gemini, o modelo de IA que está sendo aprimorado para substituir o Google Assistente. O NPU (sigla em inglês para Unidade de Processamento Neural) será de 8ª geração e processará tarefas de IA com mais eficiência e velocidade, podendo atingir até 50 TOPS.

Além do foco em produtividade e IA, o chip também suporta jogos Android a 60 FPS (mesmo os exigentes) e até dois monitores externos em 4K simultaneamente. Também oferece suporte para a tecnologia de rede sem fio Wi-Fi 7, viabilizando conectividade com tecnologia de ponta.

No famoso Minecraft, o chip da MediaTek renderizou 250% mais quadros por segundo do que o 125U. Por sinal, a empresa aproveitou a vantagem e destacou: “Se quer o melhor Chromebook para Minecraft ou Roblox, este é o chip ideal”.

Mesmo que os Chromebooks nunca tenham sido sinônimos de potência bruta, tudo indica que a MediaTek está trabalhando duro para redefinir esse paradigma, e quer viabilizar uma máquina eficiente e poderosa.

Os novos modelos Chromebooks com o Kompanio Ultra devem chegar às prateleiras nos próximos meses no mercado internacional. O intuito é claro: transformar máquinas que antes eram vistas como adequadas para tarefas básicas em dispositivos mais versáteis e poderosos.

E aí? Ficou empolgado para usar um equipamento que conte com o poder de um chipset tão poderoso e eficiente? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fontes: pcworld | 9to5google

Conteúdo Relacionado
Processadores MediaTek: lista completa com todos os chips

Conheça as linhas

Processadores MediaTek: lista completa com todos os chips

Adicionar aos favoritos o Link permanente.