Canadá anuncia tarifa de 25% em retaliação às medidas dos EUA

Canadá/Foto: CanvaPro

Um conjunto limitado de medidas para combater as tarifas dos EUA foi anunciado nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney. O político classificou as medidas protecionistas do presidente Donald Trump como uma tragédia para o comércio global.

O governo do Canadá pretende copiar a abordagem dos EUA, segundo Carney, impondo uma tarifa de 25% sobre todos os veículos importados do país vizinho que não estejam em conformidade com o acordo comercial entre EUA, México e Canadá.

No entanto, as novas tarifas não se aplicarão a autopeças e não afetarão o conteúdo dos veículos provenientes do México, afirmou Carney.

“Considerando os possíveis danos causados a seu próprio povo, o governo norte-americano deveria mudar de rumo. Mas não quero dar falsas esperanças”, disse Carney, acrescentando que pode levar muito tempo para que os Estados Unidos mudem de abordagem.

O primeiro-ministro do Canadá declarou ainda que as tarifas anunciadas anteriormente pelo Canadá permanecem em vigor.

Na noite de quarta-feira (2), Donald Trump anunciou tarifas na base de 10% para alguns países e que chegaram a 50% para outros parceiros comerciais, o que incentivou os investidores a fugirem dos ativos de risco, à medida que temem que o republicano esteja destruindo o comércio global.

“O período de 80 anos em que os Estados Unidos abraçaram o manto da liderança econômica global, quando forjaram alianças baseadas na confiança e no respeito mútuo e defenderam a troca livre e aberta de bens e serviços, acabou. Isso é uma tragédia”, disse Carney.

Macron quer que empresas da UE parem de investir nos EUA

O presidente da França, Emmanuel Macron, defende que companhias da UE (União Europeia) deixem de investir nos EUA como uma forma de retaliação às tarifas recíprocas anunciadas nesta quarta-feira (2) pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Macron fez a sugestão durante sua fala a jornalistas antes de uma reunião com representantes industriais de setores afetados pelas tarifas dos EUA. Segundo ele, a interrupção de investimentos europeus no país norte-americano deveria acontecer até que seja esclarecido o escopo das tarifas.

O líder francês afirmou que todas as possibilidades de retaliação devem ser consideradas e que as ações devem ser tomadas em conjunto por todos os países da UE, como forma de aproveitar as vantagens do tamanho do mercado europeu em qualquer resposta política.

“Devemos fazer o que for eficaz e mais proporcional […] mas que também mostre claramente que estamos determinados a […] não permitir que esses setores sejam vítimas dessas tarifas”, disse Macron, de acordo com o Valor.

Macron também mencionou a possibilidade de taxar serviços digitais, alegando ser um setor em que os EUA “se beneficiam enormemente da Europa.”

O post Canadá anuncia tarifa de 25% em retaliação às medidas dos EUA apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.