Petrobras planeja lançamento da contratação de Búzios 12 por BOT

A Petrobras (PETR3; PETR4), por meio de sua diretora de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, levará à reunião da diretoria nesta quarta-feira a proposta para a construção de uma nova plataforma do tipo FPSO (flutuante, de produção, armazenamento e transferência). Com capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia, a unidade também será responsável pela exportação de gás natural via Rota 3, direcionado ao Complexo de Energias Boaventura, no Rio de Janeiro. O objetivo da companhia é instalar a unidade no campo Búzios 12, uma aposta estratégica para garantir a manutenção do nível de produção no pré-sal nos próximos anos.

Com a entrada do campo Búzios 12, a Petrobras projeta que o pico da produção do pré-sal seja estendido por pelo menos mais um ano, até 2032. “Em Búzios, encontramos 54 metros de óleo abaixo da profundidade normalmente ocupada por água. Agora, Búzios 12 ainda terá mais 47 metros de óleo, o que é um espetáculo”, comentou Sylvia Anjos, destacando a importância da descoberta.

A decisão sobre a construção da plataforma será tomada até abril, com a expectativa de que o processo de licitação seja acelerado para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025. “Estamos correndo para agilizar o processo. O trabalho em Búzios foi espetacular. Realizamos em 6 a 7 meses o que era esperado para 14 meses”, afirmou a executiva.

Sistema de contratação

O sistema de contratação escolhido para o projeto será o modelo BOT (Construção, Operação e Transferência, na sigla em inglês), que permite à Petrobras viabilizar o financiamento do projeto. “O financiamento externo está difícil, então a construção e operação dentro do modelo BOT é a melhor solução neste momento”, afirmou Anjos.

A geóloga finalizou destacando a importância de tirar o máximo proveito do campo Búzios, que é considerado um supergigante no setor, enfatizando que a melhor forma de explorar o petróleo e o gás natural será realizada de forma econômica e eficiente.

A empresa

A Petrobras é uma das maiores empresas de energia do mundo, com atuação predominante no setor de petróleo, gás e energia. Fundada em 1953, a companhia é responsável pela exploração, produção, refino e distribuição de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior. A Petrobras desempenha um papel essencial na economia brasileira, sendo também um dos principais acionistas e investidores em projetos de energia renovável.

(Com Agências).

O post Petrobras planeja lançamento da contratação de Búzios 12 por BOT apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.