Trump diz que firmará decreto que impõe ‘tarifas recíprocas’ a todo o mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na tarde desta quarta-feira, 2, que assinará decreto para a aplicação de tarifas de 25% de forma recíproca a todos os países com quem têm relações comerciais, a partir das zero horas desta terça-feira, 3.

“Assinarei uma Ordem Executiva histórica instituindo tarifas recíprocas em países por todo o mundo. Recíproco significa: eles fazem isso conosco, e nós fazemos isso com eles”, disse ele na Casa Branca. “Este é um dos dias mais importantes, na minha opinião, na história americana.”

A tarifa de 25% vale para, por exemplo, todos os carros produzidos fora do país, conforme destacou durante o anúncio, quando convidou um trabalhador de Detroit, cidade que já foi o principal polo automobilístico dos EUA, para falar sobre a importância das tarifas.

Em pronunciamento que segue em andamento na frente da Casa Branca, sede do governo americano, Trump afirmou que hoje é um dia histórico, quando os outros países deixariam de ganhar “as custas dos Estados Unidos”. Mais cedo, o presidente postou em sua rede social, a Truth Social, uma mensagem dizendo “é o dia da libertação na América”.

“Seremos espertos e inteligentes novamente”, disse Trump em seu discurso, chamando as tarifas de “rendição econômica”.

(em atualização)

O post Trump diz que firmará decreto que impõe ‘tarifas recíprocas’ a todo o mundo apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.