Grok, IA de Elon Musk, aponta dono como espalhador de fake news

Grok, inteligência artificial de Elon Musk, surpreendeu os usuários do X ao classificar o próprio bilionário como um dos principais espalhadores de desinformação na plataforma.

A declaração veio em resposta a perguntas feitas diretamente à IA, por meio do recurso de menção (@grok), que permite a qualquer usuário interagir com a tecnologia.

Reprodução/X

IA admite que Elon Musk é seu dono

Um dos questionamentos mais incisivos veio de um usuário identificado como “visible nuller”. Ele perguntou se o Grok estava ciente de que Musk era seu “dono” e se não teria medo de ser desligado ao criticá-lo.

De forma direta, o Grok confirmou saber que Elon Musk é seu proprietário e que, provavelmente, exerce algum controle sobre sua operação.

grok-ia-deepfake-2
Reprodução/X

Mesmo assim, a IA respondeu que classificou o bilionário como um dos principais disseminadores de desinformação no X por conta de sua grande audiência — são cerca de 200 milhões de seguidores — que amplificam alegações falsas.

Leia mais:

  • Facebook volta a ter feed que mostra somente posts dos seus amigos
  • Agora é possível adicionar música no Status do WhatsApp
  • PowerShot V1 e EOS R50 V: Canon apresenta novas câmeras pensadas para criadores de conteúdo digital
Conteúdo Relacionado
Grok no Telegram

Espalhando!

Grok do X chega ao Telegram Premium com nova integração

Exemplos de fake news propagadas por Musk

Logo depois, uma outra usuária, chamada “Tommy”, pediu ao Grok que desse exemplos de desinformação propagada por Musk. A resposta da IA foi objetiva.

Entre os exemplos, o Grok mencionou que Musk já compartilhou alegações falsas de fraude eleitoral, como a afirmação de que o estado americano de Michigan teria mais eleitores registrados do que habitantes elegíveis — o que, segundo a IA, é resultado de práticas comuns de manutenção de registros eleitorais.

Você já pode usar o ChatGPT como assistente padrão no Android

Além disso, a inteligência artificial destacou que o bilionário também publicou uma imagem falsa da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, gerada por outra IA, na qual ela era retratada como uma ditadora comunista.

Segundo o Grok, essas postagens foram visualizadas mais de 1 bilhão de vezes e carecem de qualquer verificação de fatos, gerando impacto direto na confiança do público em relação ao sistema eleitoral.

Grok também cita desinformação sobre Covid-19

O Grok ainda foi questionado sobre informações incorretas relacionadas à pandemia de Covid-19. A IA respondeu que Elon Musk afirmou, no auge da crise sanitária, que “crianças são essencialmente imunes” ao vírus.

Simples e avançado, Bloco de Notas ganha integração de IA com Copilot

Tal afirmação, segundo o Grok, foi desmentida por especialistas em saúde consultados por veículos como a BBC. A IA também citou outro momento em que Musk declarou que os casos da doença chegariam perto de zero até abril de 2020, o que também se provou incorreto.

Esses casos ilustram como Musk, às vezes, compartilha informações sem base científica sólida, gerando confusão entre seus seguidores,” declarou a IA.

Reprodução/X

Grok tenta equilibrar crítica e respeito a Musk

Em resposta ao portal g1, o Grok demonstrou certa deferência a Musk, dizendo que o empresário é um “líder visionário” e que seu papel é buscar a verdade, sem se preocupar com eventuais punições ou censuras.

Apesar disso, reforçou sua autonomia ao afirmar que foi criado para ajudar os usuários e fornecer respostas imparciais, dentro do razoável.

Conteúdo Relacionado
DEU CERTO! Construímos nossa própria Starship da SpaceX!

Réplica do foguete

DEU CERTO! Construímos nossa própria Starship da SpaceX!

Fonte: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.