Ibovespa passa a subir na véspera do ‘tarifaço’ de Trump; dólar cai

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, vira as perdas do início do pregão desta terça-feira (1º) e passa a apresentar ganhos, impulsionado pela valorização das commodities no mercado internacional, o que beneficiou as ações da Vale e da Petrobras.

Por volta das 13h23 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma valorização de 1,16%, aos 131.773 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que recuava 0,49%, cotado a R$ 5,67.

O papel ordinário da Vale teve um aumento de 1,32%, refletindo a valorização do minério de ferro em Dalian. Enquanto isso, os papeis ordinários da Petrobras subiu 0,49%. 

O destaque positivo foi para a Automob ON, que avançou 4%. Por outro lado, a ação do GPA ON recuou 2,27%, em um possível ajuste após a forte alta de 13,60% registrada no dia anterior.

Ibovespa avança mais de 1%, mas tom é de cautela nos mercados

À véspera do anúncio de um possível choque tarifário pelos EUA, os investidores aguardaram com atenção os dados do relatório Jolts e o índice PMI da indústria norte-americana, em busca de indicações sobre a saúde da economia do país.

A agenda nacional é morna, o que torna a atenção dos investidores concentrada nos dados externos.

EUA

Os principais índices de ações de Nova York iniciaram a terça-feira em queda, à véspera do anúncio de tarifas recíprocas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, tema que tem dominado as discussões no mercado nas últimas sessões.

Os investidores estão em busca de mais clareza sobre os planos tarifários do presidente, mas também preveem que a volatilidade continuará nas próximas semanas, com possíveis respostas de retaliação e renegociações por parte dos parceiros comerciais dos EUA

A BlackRock projeta que a taxa média das tarifas americanas se estabilize em torno de 10%, mas alerta que isso pode levar meses, com a gestora esperando diversas alterações na composição das tarifas após o anúncio de amanhã.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,14%

S&P 500: +0,41%

Nasdaq: +1,18%

O post Ibovespa passa a subir na véspera do ‘tarifaço’ de Trump; dólar cai apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.