A Apple está desenvolvendo um novo recurso de saúde com inteligência artificial que promete funcionar como um médico virtual, mas o lançamento só está previsto para 2026. A novidade estará integrada ao aplicativo Saúde da empresa, marcando mais um passo ambicioso da Apple no setor de bem-estar.
Segundo informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a nova versão do app Saúde está sendo chamada internamente de “Mulberry”. Essa versão turbinada trará um agente de IA capaz de atuar como um verdadeiro profissional da medicina — ou quase isso.
A proposta da Apple é transformar o app em um assistente pessoal de saúde, oferecendo orientações personalizadas a partir dos dados coletados do próprio usuário, especialmente quando há integração com dispositivos como o Apple Watch. A IA funcionará como um “coach de saúde”, acompanhando sono, alimentação, exercícios, saúde mental e até mesmo possíveis doenças cardiovasculares.
Leia mais:
- Nintendo lança novo app para Android e iPhone
- Todos os modelos de iPhone 17 terão a melhor tela OLED da Samsung [RUMOR]
- Apple expande mapas em 3D com rotas a pé pelo Brasil
Profissionais da saúde serão contratados para validar o conteúdo
Para garantir a precisão das informações fornecidas pela inteligência artificial, a Apple pretende contratar uma série de profissionais da área da saúde. Estão na lista médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, cardiologistas, especialistas em sono e psicólogos. Todos participarão da produção de conteúdos em vídeo que serão integrados ao aplicativo.
Esses vídeos educativos deverão ser gravados em um estúdio localizado em Oakland, nos Estados Unidos. A Apple também procura um “médico-celebridade” que sirva como rosto da nova plataforma, que pode ser batizada de Health+.

Desafios com IA atrasam lançamento
Apesar do entusiasmo em torno do projeto, o caminho até o lançamento tem sido cheio de obstáculos. A Apple enfrenta desafios no desenvolvimento de suas tecnologias de IA e já precisou adiar outros projetos importantes, como a atualização do assistente Siri, também prometida para 2026. A empresa chegou a enfrentar um processo coletivo por supostamente exagerar nas promessas envolvendo suas soluções de inteligência artificial.
Apple anuncia atualização do AirPods Max com suporte a áudio lossless
Como a saúde é um tema sensível, os riscos são ainda maiores. Um diagnóstico ou conselho incorreto fornecido pela IA pode ter consequências graves e abalar a reputação da companhia. Por isso, a Apple está sendo cautelosa e investindo pesado na validação do conteúdo.

Monstruoso!
Apple já trabalha em MacBook Air com chip M5 para 2026
Nova função acompanhará hábitos alimentares dos usuários
Ainda segundo o relatório, uma das funcionalidades em destaque será o rastreamento alimentar. O app poderá sugerir mudanças na dieta com base no histórico do usuário e nos objetivos de saúde. Com isso, a Apple pretende oferecer uma solução mais completa para quem deseja cuidar da saúde sem sair do ecossistema da marca.
Lançamento deve acontecer com iOS 19.4
O lançamento oficial da ferramenta deve acontecer junto com a atualização do iOS 19.4, prevista para a primavera de 2026 no hemisfério norte. Até lá, novas informações devem surgir sobre o desenvolvimento do projeto, especialmente à medida que mais profissionais forem contratados.
Modem Apple C1 supera desempenho da Qualcomm na maioria dos benchmarks
A Apple não comentou oficialmente o assunto até o momento, mas a iniciativa já deixa claro que a empresa vê o setor de saúde como parte essencial do seu futuro. A ambição é alta: transformar o iPhone e o Apple Watch em ferramentas completas de bem-estar, indo além do monitoramento e entrando no campo da orientação médica digital.

Levinho!
Notebook mais leve do mundo e 32 horas de bateria! Asus Zenbook A14
Fonte: Bloomberg