Elon Musk revela retomada de implantes cerebrais da Neuralink em humanos

Elon Musk, o magnata americano, anunciou que sua empresa de neurotecnologia, a Neuralink, retomará a instalação de implantes cerebrais em seres humanos. A decisão vem após a resolução de um problema que afetou a capacidade do primeiro paciente de controlar um cursor de computador com o pensamento, dois meses atrás.

A Neuralink, co-fundada por Musk em 2016, visa estabelecer uma comunicação direta entre o cérebro humano e computadores. O objetivo inicial é devolver a autonomia a pessoas com necessidades médicas, como pacientes com tetraplegia. A longo prazo, a tecnologia promete “libertar o potencial humano”.

O dispositivo da Neuralink, do tamanho de cinco moedas empilhadas, é inserido no cérebro por meio de cirurgia e permite o controle de dispositivos eletrônicos com a mente. “Agora estamos passando para nosso segundo paciente. Mas esperamos, se tudo correr bem, ter mais de cinco ainda este ano“, afirmou Musk em uma conferência transmitida no X, sua rede social.

Em janeiro, a Neuralink realizou seu primeiro implante em um humano, Noland Arbaugh, de 29 anos, tetraplégico após um acidente de mergulho. Em março, a empresa divulgou um vídeo de Noland jogando xadrez online usando apenas o pensamento. No entanto, após a cirurgia, alguns cabos do implante se retraíram, afetando temporariamente a capacidade de Noland controlar o cursor do computador.

A Neuralink anunciou em maio a resolução do problema, aprimorando o algoritmo para torná-lo mais sensível aos sinais neurais. A empresa também implantou cabos em maior profundidade no cérebro para melhorar a capacidade dos pacientes. No futuro, a Neuralink espera devolver a mobilidade aos pacientes paralisados com um segundo implante na medula espinhal.

  • Deepfake de Elon Musk em live do YouTube promove golpe com criptomoedas
  • Elon Musk confirma nascimento de 12º filho
  • Elon Musk sugere celular da Tesla em parceria com Samsung

Musk reiterou que a tecnologia da Neuralink dará “superpoderes” aos humanos. A empresa busca aumentar a largura de banda da conexão entre o cérebro e o computador para alcançar a “simbiose entre humanos e inteligência artificial”. Em maio de 2023, a Neuralink recebeu autorização da FDA para testes clínicos de seu implante.

Conteúdo Relacionado
HANDS-ON Flip 6 + Fold 6 e todos os lançamentos da Samsung // Galaxy Unpacked

TÁ NA MÃO

HANDS-ON Flip 6 + Fold 6 e todos os lançamentos da Samsung // Galaxy Unpacked

Fonte: France24

Adicionar aos favoritos o Link permanente.