Soja: colheita atinge 82% da área cultivada no Brasil

Soja
Produção de soja / Foto: Ouro Safra/Divulgação

Os produtores brasileiros já haviam colhido, até quinta-feira (27), 82% da área cultivada de soja na safra 2024/25, contra 77% na semana anterior e 74% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados coletados pela consultoria AgRural.

O avanço atual é o mais alto, comparando com mesma época do ano, desde a safra 2010/11, quando começou a série histórica da consultoria. Segundo a AgRural, a colheita foi acelerada pelo tempo firme no Rio Grande do Sul, no Norte e no Nordeste do país, que também foram beneficiados pelo clima e pelo grande número de áreas prontas.

Falando sobre a situação geral da safra, a AgRural destacou que, na semana passada, chuvas beneficiaram o milho safrinha que precisava de mais umidade no Centro-Sul do Brasil. Mesmo assim, a irregularidade das precipitações e o calor fazem com que produtores continuem em alerta.

A exceção é Mato Grosso, estado em que as lavouras continuam recebendo um bom volume de chuvas. O milho verão de 2024/25 do Centro-Sul estava 82% colhido até quinta-feira (27), contra 77% na semana anterior e 82% há um ano.

Soja: maior demanda externa eleva ritmo de negócios nacionais

A maior demanda externa pela soja brasileira elevou o ritmo de negócios no spot nacional na última semana, de acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Segundo pesquisadores do centro, esse cenário foi influenciado pela valorização do dólar frente ao real, que deixa as commodities do Brasil mais atrativas aos consumidores estrangeiros.

Além disso, sojicultores mostram mais interesse em comercializar parte da safra 2024/25 no mercado spot, especialmente para “fazer caixa” para o custeio de financiamentos para a próxima temporada.

De acordo com dados preliminares da Secex analisados pelo Cepea, até o dia 21 de março, o Brasil já havia embarcado 10,25 milhões de toneladas de soja, 59,5% a mais que o volume escoado em todo o mês de fevereiro.

Quanto à colheita, as atividades seguem em ritmo intenso, e o clima vem contribuindo para produtividades excepcional em grande parte do Brasil.

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até 23 de março, 76,4% da área total havia sido colhida, superando os 66,3% registrados no mesmo período de 2024 e acima da média de cinco anos, de 66,2%.

O post Soja: colheita atinge 82% da área cultivada no Brasil apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.