Juros devem encerrar 2025 acima de 15%, mesmo com desaceleração da Selic

Foto: Freepik

Após o Copom (Comitê de Política Monetária) elevar a Selic (taxa básica de juros) na última reunião, o BC (Banco Central) divulgou a ata do encontro detalhando as motivações do avanço. Para analistas de mercado, os juros devem encerrar o ano acima de 15%.

Segundo o documento, algumas das principais razões para a decisão da autarquia foram o ambiente doméstico desafiador e a “elevada incerteza” em relação ao cenário internacional.

Contudo, o principal foco do mercado em relação à ata foi a sinalização dos próximos passos da autoridade monetária. No documento, o BC indicou que deve reduzir o ritmo de cortes na próxima reunião.

Com isso, foi confirmada a sensação do mercado de que a Selic deve encerrar 2025 em 15% ao ano. No entanto, para Laís Costa, analista de renda fixa da Empiricus, este não é o cenário mais provável.

Em relatório divulgado recentemente, a analista destacou que os investidores podem esperar que o ciclo de alta da Selic se estenda até o segundo semestre de 2025.

Há 11 semanas consecutivas, o Boletim Focus aponta que o mercado projeta uma Selic em 15% ao ano. Assim, levando em conta as expectativas do levantamento, o BC deveria elevar os juros em 0,75 ponto percentual em maio. Contudo, a ata da autarquia não especifica qual será a magnitude do próximo ou dos próximos ajustes.

Para Laís, o cenário sugere “uma alta de 75 pontos-base (bps), seguida de mais uma de 50 bps ou duas consecutivas de 50 bps. A segunda opção nos parece mais provável”. As informações são do MoneyTimes.

Galípolo: BC avalia se aperto dos juros é suficiente

O presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, disse que, após colocar os juros em nível contracionista “com segurança”, o BC está avaliando os dados econômicos para identificar se a alta é suficiente. 

“O que a gente está explicando com as defasagens são os mecanismos tradicionais de transmissão da política monetária”, disse. “A gente está ingressando num ambiente e patamar de taxa de juros que é contracionista com alguma segurança, mesmo para quem tem taxa de juros neutra mais elevada no mercado”, completou.

“A gente está falando em defasagem muito mais para explicar o que é um mecanismo transmissão depois de a gente ter acabado de entregar 300 bps de elevação”, afirmou o presidente do BC.

De acordo com Galípolo, o BC está avaliando informações como atividade, expectativas e o cenário inflacionário como um todo “para ver se é suficiente para fazer a convergência da inflação”.

O post Juros devem encerrar 2025 acima de 15%, mesmo com desaceleração da Selic apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.