‘Cozinhas de Foz do Iguaçu’: livro cataloga receitas populares nos bairros

Cozinhas de Foz - Dona Tercília

Desvendar histórias e receitas dos bairros de Foz do Iguaçu é o objetivo principal do projeto de extensão do curso de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Foz.

LEIA TAMBÉM: Pirá de Foz é o prato típico de Foz do Iguaçu? Pesquisadores do IFPR trazem as respostas

A coleção Cozinhas de Foz do Iguaçu retrata, primordialmente, a diversidade das origens da população local, apresentando pratos ligados à gastronomia de várias partes do Brasil e de países como Paraguai, Itália e Alemanha.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Nesse primeiro volume, lançado em fevereiro, 21 moradores do bairro Morumbi compartilham suas histórias e receitas. Esses moradores migraram para Foz do Iguaçu, sobretudo, entre 1971 e 1993, trazendo memórias, tradições e sabores que formam parte do patrimônio cultural imaterial da cidade.

A professora Paola Stefanutti coordena a obra, fruto do trabalho da turma de 2023. “No início de cada ciclo do projeto, listamos os bairros mais representativos entre os alunos. Durante o estudo, percebemos o orgulho dos estudantes por suas origens e a motivação para conhecer melhor a história da cidade. No final da disciplina, realizamos uma votação secreta, e o bairro Morumbi foi escolhido”, explica.

Ela destaca, em primeiro lugar, a generosidade dos 21 entrevistados, que abriram suas casas e cozinhas para compartilhar histórias de vida e receitas de família. “Muitos reconheceram a importância de suas próprias narrativas e dos pratos que simbolizam momentos especiais”, complementa.

Cozinhas de Foz - IFPR
O projeto de extensão, coordenado pela professora Paola Stefanutti, é resultado do trabalho desenvolvido pelo curso de Tecnologia em Gastronomia do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Foto: IFPR/Divulgação

Pelas cozinhas de Foz

Posteriormente, a proposta é a de que, em cada nova turma do curso, essa metodologia se repita, com bairros diferentes. Assim, haverá um panorama de receitas e patrimônios alimentares de Foz do Iguaçu, sempre a partir de seus moradores. Nesse segundo ciclo do projeto, o bairro selecionado é Três Lagoas.

A professora Paola também ressalta que todo o conhecimento prático e teórico desenvolvido ao longo do processo foi compartilhado com a comunidade. Para isso, a equipe organizou três oficinas gratuitas, que reuniram participantes de diferentes perfis. Entre eles estavam profissionais da gastronomia e merendeiras da rede municipal de ensino, todos interessados em cultura e culinária.

Tortei e polenta

Entre as receitas dessa primeira edição, o Tortei da Nair se destaca. Descendente de italianos, Nair aprendeu a receita com sua mãe, natural de Nápoles. O preparo, transmitido de geração em geração desde sua avó, guarda memórias afetivas profundas. Na família, o tortei faz sucesso. Sempre que a visitam, parentes pedem para levar porções da iguaria para casa. Agora, Nair ensina a receita a sua neta, que adora ajudá-la no preparo das massas.

Além disso, outro prato de destaque é o Frango com Polenta da Dona Tercília. Ela usa ervas de seu próprio quintal para temperar a comida. Essa receita, ensinada por sua mãe mineira, percorreu gerações. Hoje, Dona Tercília a prepara para filhos, netos e bisnetos, que frequentemente pedem o prato à matriarca. O frango ao molho com polenta, inegavelmente, se tornou um elo entre o passado e o presente à mesa.

Receitas de Foz do Iguaçu
O frango com polenta da Dona Tercília e o tortei preparado pela Nair estão entre os destaques do livro. Foto: IFPR/Divulgação.

Publicação

O primeiro volume da coleção Cozinhas de Foz do Iguaçu está disponível no site da Editora CRV, tanto na versão impressa quanto na digital. Saiba mais em: Editora CRV.

‘Cozinhas de Foz do Iguaçu’: no primeiro volume, 21 moradores do bairro Morumbi compartilham suas histórias e receitas. Arte: Divulgação

O post ‘Cozinhas de Foz do Iguaçu’: livro cataloga receitas populares nos bairros apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.