Carteira de identificação de pessoas com autismo ganha funcionalidades para facilitar acesso a serviços essenciais

Reproducao 1

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as funções da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foram ampliadas pelo Governo de Minas. A novidade inclui a inserção do Código Internacional de Doenças (CID) no documento, facilitando a identificação e o acesso a serviços de saúde, educação e assistência social.

Em funcionamento desde 2021, a Ciptea já beneficiou mais de 45 mil pessoas em 787 municípios de Minas Gerais. O documento, que pode ser solicitado de forma on-line ou presencial, proporciona o atendimento prioritário em hospitais, postos de saúde, transporte público e até escolas, com a simples apresentação da carteira.

  • LEIA MAIS notícias sobre Minas aqui

A inclusão do CID no documento permite uma identificação mais ágil da condição, melhorando o atendimento a pessoas com TEA, além de buscar garantir mais comodidade na hora de comprovar a necessidade de atendimento prioritário em locais públicos e privados.

Carteira de Identificacao da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista 2 foto sedese mg divulgacao
Foto: Sedese / Divulgação

Como solicitar a carteira

A Ciptea pode ser solicitada on-line através do aplicativo MG App ou pelo site cidadão.mg, mas também é possível emitir o documento de forma presencial em uma das 51 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Para aqueles que optarem pelo atendimento presencial, é necessário agendar o atendimento no site do governo.

Para emitir a carteira, basta apresentar alguns documentos básicos, como relatório médico com diagnóstico de TEA e código CID, cópia da carteira de identidade da pessoa com TEA e fotografia 3×4 recente. Quando necessário, também deve ser apresentada a identidade do responsável legal ou cuidador.

Documentos necessários:

  • Relatório médico com diagnóstico de TEA e código CID;
  • Cópia da carteira de identidade da pessoa com TEA;
  • Fotografia 3×4 recente;
  • Cópia da carteira de identidade do responsável legal ou cuidador (se houver).

O post Carteira de identificação de pessoas com autismo ganha funcionalidades para facilitar acesso a serviços essenciais apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.