Ibovespa: anúncio de tarifas e payroll marcam a semana

Ibovespa
Foto: Ibovespa/CanvaPro

Ibovespa vai ser guiado por notícias dos EUA, especialmente o anúncio das tarifas recíprocas do país, marcado para quarta-feira (2), e a divulgação do relatório de emprego no setor não agrícola, conhecido como payroll, na sexta-feira (4). A semana entre 30 de março e 5 de abril também marca o início do segundo trimestre do ano.

Enquanto isso, no Brasil há poucos indicadores econômicos. A semana se inicia com a divulgação do tradicional Boletim Focus, na segunda-feira (31), que deve influenciar decisões de investimentos. Também vão ser divulgados os PMIs (índice dos gerentes de compras) de março e produção industrial de fevereiro, na terça-feira (1º) e quarta-feira.

“O dado mais importante no país será a balança comercial de março, especialmente após o registro de déficit em fevereiro e a deterioração, na avaliação dos economistas, das Transações Correntes de fevereiro divulgadas nesta semana pelo Banco Central do Brasil” comenta Leandro Manzoni, analista de economia do Investing.

O movimento é mais fraco nos três primeiros dias da semana, em que vão ser divulgados PMIs industriais de diferentes países e a prévia da inflação de março na Zona do Euro. A partir de quarta-feira (2), investidores vão estar avaliando o tamanho das tarifas recíprocas.

De acordo com Trump, uma eventual retirada dessas taxas vai depender de negociações com outros países no sentido de tornar os impostos mais favoráveis para os EUA. Inicialmente, agentes do mercado esperam tarifas generalizadas, mas há sinais de que alguns setores podem ser deixados de fora, destaca Manzoni.

“O ceticismo impera no mercado mesmo que apenas setores selecionados sejam tarifados, mas o anúncio de alta das alíquotas de importação sobre automóveis nesta última semana foi um balde de água fria, pois afeta a cadeia produtiva da indústria automobilística americana, dependente de importações de componentes produzidos no México e no Canadá”, comenta o analista.

Mercados foram movidos pela Ata do Copom e o Boletim Focus entre 23 e 28 de março

A agenda econômica brasileira foi marcada pela Ata do Copom, que destacou o cenário de incerteza econômica, sinalizando possíveis altas nos juros nas próximas reuniões, mas com intensidade menor, além de destacar a necessidade de um aperto monetário para atingir a meta da inflação, explica o planejador financeiro e especialista em investimentos Jeff Patzlaff.

“Também tivemos o Boletim Focus, que reduziu a projeção para o crescimento do PIB em 2025 de 1,99% para 1,98%, além disso, a estimativa para a inflação deste ano passou de 5,66% para 5,65%, o que aumenta a preocupação com a decisão de aumentar ou manter a taxa de juros”, acrescenta o especialista.

Para o CEO da MA7 negócios, André Matos, o Boletim Focus trouxe uma melhora nas estimativas, mas ainda sem sinais claros de alívio no curto prazo. O destaque do relatório foi a previsão para a taxa Selic, que permanece em 15% e vem sendo mantida nesse patamar há 11 semanas.

Outro destaque da semana foi a divulgação do IPCA-15, também chamado de prévia da inflação. O índice teve uma alta de 0,64% em março, desacelerando em relação a fevereiro. “No entanto, a inflação acumulada em 12 meses subiu para 5,26%, reforçando a preocupação do mercado”, comenta Matos.

EUA

Nos EUA, a semana foi marcada pela divulgação do PIB, que revelou um crescimento de 2,4% na economia do país no quarto trimestre de 2024, o que confirmou as expectativas do mercado. Porém, houve uma desaceleração em relação à alta de 3,1% no trimestre anterior.

“O avanço foi impulsionado pelo consumo interno e pelos gastos do governo, enquanto investimentos e exportações tiveram desempenho mais fraco”, comenta Matos. A inflação do país norte-americano, medida pelo PCE, avançou 2,5%, o que mostra uma leve desaceleração.

Ibovespa na semana

  • Segunda-feira (24): -0,77%
  • Terça-feira (25): +0,57%
  • Quarta-feira (26): +0,34%
  • Quinta-feira (27): +0,47%
  • Sexta-feira (28): -0,94%
  • Semana: -0,33%

O post Ibovespa: anúncio de tarifas e payroll marcam a semana apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.