Aneel mantém bandeira verde em abril, sem cobrança adicional

Aneel
Aneel / Divulgação

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) comunicou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária seguirá verde em abril — sem custo adicional nas contas de luz.

Desde dezembro de 2024, a bandeira verde tem sido mantida, “refletindo as condições favoráveis de geração de energia no país”, informou a agência. As informações são do Valor.

“Mesmo com a transição do período chuvoso para o seco, a geração das usinas hidrelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis”, destacou a Aneel, referindo-se à entrada no período de estiagem, que deve perdurar até o final do ano nas principais bacias hidrográficas que abastecem os reservatórios das grandes hidrelétricas.

A depender das condições de fornecimento de energia a cada mês, a agência sinaliza na fatura a cor da bandeira tarifária. Segundo o Valor, quando acionadas as bandeiras amarela, vermelha patamar 1 ou vermelha patamar 2, há cobrança adicional na tarifa.

Aneel adia reajuste de energia em meio a impasse tarifário

A decisão sobre o reajuste tarifário de uma distribuidora da CPFL foi adiada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 18 de março, devido a divergências entre os diretores quanto a um diferimento pedido pela empresa, que anularia a redução tarifária aos consumidores prevista para este ano.

Um adiamento semelhante, em função de um pedido de vista, ocorreu na semana passada para o caso da Light. O reajuste da distribuidora do Rio de Janeiro também foi adiado depois de um impasse entre os diretores sobre um pedido de diferimento pela empresa.

A possibilidade de aumento nas tarifas de energia pela Aneel em 2025 preocupa o Governo Lula por conta da inflação, com a alta dos preços podendo afetar a popularidade do presidente Lula, que já está em baixa.

A Aneel debateu nesta terça-feira o reajuste das tarifas da CPFL Santa Cruz. A empresa atende ao fornecimento de energia em cidades do interior paulista como Jaguariúna, além de algumas cidades no Paraná e Minas Gerais.

O post Aneel mantém bandeira verde em abril, sem cobrança adicional apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.