5G do Brasil é o terceiro mais rápido do mundo

Sendo uma boa notícia para os consumidores brasileiros, 5G do Brasil é o terceiro mais rápido do mundo. O relatório com a informação foi divulgado nesta semana por meio da consultoria internacional Opensignal.

O Brasil ficou à frente de grandes países desenvolvidos, como o Japão, Alemanha, Estados Unidos e Taiwan.

Foram analisados 137 países no quarto trimestre de 2024. A consultoria concluiu que o nosso país está entre os destaques positivos, quando o assunto são as nações de grande extensão territorial.

Segundo Juscelino Filho, ministro das Comunicações, o resultado positivo é fruto da decisão de aderir ao modelo chamado de 5G puro, ou 5G standalone, que usa uma rede de internet móvel independente, viabilizando mais qualidade e velocidade.

Para o Brasil estar preparado adequadamente para a implementação do 5G puro, foi necessária a limpeza da faixa de 3,5 GHz por meio de um processo encabeçado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Leia mais

  • Qualcomm não se sente ameaçada por modem C1 5G da Apple
  • Qualcomm apresenta modem X85 5G com suporte a até 12.5 Gbps de download
  • MediaTek revela modem M90 5G-Advanced com IA que transfere dados a 12 Gbps

Sendo um destaque positivo no cenário mundial, 5G do Brasil é o terceiro mais rápido

A EAF foi criada após o Leilão do 5G, sendo bancada por grandes nomes do segmento brasileiro, como Vivo, TIM e Claro.

A EAF foi a responsável por coordenar a migração dos sinais de TV parabólica para uma nova faixa de frequência, abrindo espaço então para a rede 5G.

Foram distribuídos cerca de 5 milhões de kits digitais gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais. A migração foi tão bem-sucedida que a sua conclusão foi antecipada em quase 14 meses, comparado ao cronograma previsto no edital originalmente.

O ministro das Comunicações explicou: “O Brasil está se preparando para um futuro cada vez mais conectado, com impactos positivos na produção industrial, no agronegócio e em serviços essenciais”.

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: CNN Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.