BMW e Alibaba se unem para revolucionar carros com IA na China

A BMW e a Alibaba anunciaram uma colaboração estratégica para incorporar inteligência artificial da Banma, apoiada pela Alibaba, nos veículos da montadora alemã fabricados para o mercado chinês. A parceria busca unir o know-how automotivo da BMW à tecnologia de ponta da gigante chinesa.

A aliança visa desenvolver um cockpit inteligente com IA e criar um assistente pessoal automotivo capaz de transformar a experiência do motorista com comandos de voz e informações em tempo real. A inovação surge em um momento crítico para a BMW na China.

BMW / bmw autônomos
Artiom Vallat/Unsplash

BMW tenta recuperar espaço na China

No ano passado, a montadora alemã viu suas vendas despencarem 13,4% no país, incluindo os modelos Mini. Para 2025, a expectativa não é de recuperação significativa, o que intensifica a busca da BMW por diferenciais tecnológicos que possam atrair os consumidores locais.

A tecnologia adotada é fruto da Banma, plataforma de software automotivo desenvolvida com apoio da Alibaba e baseada no modelo de linguagem Qwen. Esse modelo já é utilizado por montadoras chinesas como Xpeng, Zeekr e Leapmotor, que têm conquistado grande espaço no mercado doméstico.

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Inovações com inteligência artificial

Na prática, a inteligência artificial permitirá que os carros da BMW ofereçam reconhecimento de voz avançado, recomendações de restaurantes, estacionamentos e até informações em tempo real sobre sinais de trânsito. A ideia é entregar um serviço altamente contextualizado para o motorista chinês.

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O novo sistema será lançado nos próximos modelos da BMW produzidos localmente a partir de 2025. Além de reforçar a presença da montadora na China, a parceria também representa uma tentativa de reduzir a dependência de soluções ocidentais no campo da IA automotiva.

Corrida global pela liderança tecnológica

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O movimento não é isolado. Outras montadoras europeias, como Volkswagen e Mercedes-Benz, também têm buscado acordos com empresas de tecnologia chinesas para manter sua competitividade diante das fabricantes locais, que hoje lideram em inovação de software embarcado.

Segundo o executivo da Mercedes, Georges Massing, a falta de infraestrutura para treinar modelos de IA na Europa é um dos principais obstáculos enfrentados pelas fabricantes do continente. Ele destacou que, enquanto EUA e China dominam a computação em nuvem e o hardware de ponta, a Europa ainda está atrás nesse cenário.

Alibaba foca em IA como estratégia principal

A Alibaba, por sua vez, tem intensificado seus investimentos em IA. A empresa anunciou recentemente um aporte de mais de 380 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 52 bilhões) em infraestrutura de IA nos próximos três anos, incluindo data centers e servidores de alto desempenho.

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Além da BMW, a Alibaba também firmou parceria com a Apple para fornecer tecnologia de IA aos iPhones vendidos na China, consolidando sua posição como fornecedora-chave de soluções baseadas em inteligência artificial no país asiático.

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