Trump: projeto cripto oferecerá stablecoin atrelada ao dólar

Trump
Foto: Divulgação

O projeto cripto WLF (World Liberty Financial), do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos para lançar uma stablecoin resgatável na proporção de um para um com o dólar, em um momento em que sua administração demonstra apoio aos tokens digitais que sustentam a maioria das transações cripto.

O token USD1 será 100% lastreado em títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo, depósitos em dólares e outros equivalentes de caixa, informou a empresa descentralizada de finanças (DeFi) apoiada por Trump, em um comunicado nesta terça-feira (25). A BitGo atuará como custodiante, e os tokens USD1 serão inicialmente emitidos nas blockchains Ethereum e Binance Smart Chain. Até o momento, nenhum cronograma foi divulgado.

“O USD1 oferece o que projetos cripto algorítmicos e anônimos não podem — acesso ao poder do DeFi sustentado pela credibilidade e salvaguardas dos nomes mais respeitados das finanças tradicionais”, disse Zach Witkoff, cofundador da World Liberty, no comunicado, conforme apontou o Valor.

“Estamos oferecendo uma stablecoin lastreada no dólar digital que investidores soberanos e grandes instituições podem integrar com confiança em suas estratégias para transações transfronteiriças seguras e sem complicações”, acrescentou.

A World Liberty estava em negociação para firmar parcerias com a exchange de criptomoedas Binance, conforme apontou a Bloomberg News no início de março. Changpeng Zhao, fundador da Binance, declarou-se culpado em 2023 por falhas na prevenção de lavagem de dinheiro, que possibilitaram o uso da plataforma por grupos criminosos e organizações terroristas, incluindo o Hamas.

As negociações incluíam a possibilidade de a Binance desenvolver uma stablecoin com a World Liberty. Na sequência, Zhao afirmou em seu perfil na plataforma X que ele e a Binance “não têm negócios” com a World Liberty ou seus diretores.

Trump aplica tarifa sobre navios chineses e gera pânico comercial 

Desde a chegada de Trump à presidência, o comércio global tem enfrentado uma série de desafios imprevistos. Um exemplo claro dessa instabilidade pode ser visto em um carregamento de 16 mil toneladas de tubos de aço, que deveria ter sido enviado da Alemanha para um grande projeto de energia na Louisiana, nos EUA.

Contudo, a carga permanece parada em um armazém alemão, bloqueada pela incerteza causada pela proposta dos EUA de impor altas multas a navios chineses que atracam em portos americanos.

As novas políticas comerciais, influenciadas pelo contexto atual, estão interrompendo negócios, afetando a logística global e intensificando as tensões entre as duas maiores economias do planeta.

De acordo com José Severin, gerente de desenvolvimento de negócios do grupo logístico Mercury Group, as negociações para o envio dos tubos foram interrompidas até que a situação se esclareça. 

O post Trump: projeto cripto oferecerá stablecoin atrelada ao dólar apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.