Microsoft anuncia agentes Microsoft Security Copilot e novas proteções para IA

Estamos vivendo a ascensão da inteligência artificial, que está presente em vários segmentos da sociedade. Portanto, pensando nisso, a Microsoft anunciou agentes Microsoft Security Copilot e novas proteções para IA.

Foi confirmada a próxima evolução do chamado Microsoft Security Copilot, o projeto da gigante da tecnologia para auxiliar no combate contra phishing, segurança de dados e mais.

O ritmo de evolução das ameaças é muito acelerado, e é neste momento que agentes de inteligência artificial (IA) entram em jogo. Combater “fogo contra fogo”, porque a IA voltada para serviços de segurança precisa evoluir ainda mais rápido do que as ameaças, para preservar a integridade dos ambientes virtuais.

Atualmente, o phishing é uma das ameaças mais prejudiciais e comuns. Durante 2024, a Microsoft detectou mais de 30 bilhões de e-mails direcionados aos seus clientes, com a prática criminosa aplicada.

Leia mais

  • Aplicativo Área de Trabalho Remota será descontinuado em favor do Windows App
  • Skype será oficialmente encerrado em maio após 21 anos de serviço
  • Microsoft comemorará 50 anos com evento de IA do Copilot

Para melhorar a segurança dos usuários, Microsoft anuncia agentes Microsoft Security Copilot

O volume colossal costuma sobrecarregar as equipes de segurança, que dependem de processos manuais de defesas fragmentadas, dificultando a triagem e dando mais espaço para os criminosos atuarem com liberdade.

Com esse problema em mente, foi criado o agente de triagem de phishing no Microsoft Security Copilot.

Lançado na última segunda-feira (24), a ideia é liberar as equipes de segurança para se concentrarem em ameaças mais perigosas, enquanto preserva a integridade dos usuários dos serviços da companhia.

E não paramos por aqui. Dando continuidade aos projetos impulsionados por IA, o Microsoft Defender, Microsoft Entra e Microsoft Purview também foram melhorados e incorporados com tecnologia de ponta.

Confira a descrição oficial, diretamente do site da Microsoft, sobre os novos agentes da Microsoft Security. Para mais informações sobre as novidades, clique aqui.

  • O Agente de Triagem de Phishing no Microsoft Defender faz a triagem de alertas de phishing com precisão para identificar ameaças cibernéticas reais e alarmes falsos. Ele fornece explicações fáceis de entender para suas decisões e melhora a detecção com base no feedback do administrador. 
  • O Agente de Triagem no Microsoft Purview faz a prevenção contra perda de dados e alertas de risco interno, além de priorizar incidentes críticos e melhorar continuamente a precisão com base nos comentários do administrador. 
  • O Agente de Otimização de Acesso Condicional no Microsoft Entra monitora novos usuários ou aplicativos não cobertos por políticas existentes, identifica as atualizações necessárias para fechar as lacunas de segurança e recomenda correções rápidas para as equipes de identidade aplicarem com um único clique. 
  • O Agente de Correção de Vulnerabilidades no Microsoft Intune monitora e prioriza vulnerabilidades e tarefas de correção para resolver problemas de configuração de aplicativos e políticas e agiliza os patches do sistema operacional Windows com a aprovação do administrador. 
  • O Threat Intelligence Briefing Agent no Security Copilot seleciona automaticamente a inteligência de ameaças relevante e oportuna com base nos atributos exclusivos de uma organização e na exposição a ameaças cibernéticas. 

Mais novidades que serão inseridas no Microsoft Security Copilot, com seus agentes de IA

Os incrementos ainda não terminaram. Agora, confira as cinco soluções de agentes de IA dos parceiros da MS que estarão acessíveis no Security Copilot, conforme veiculado no site oficial da gigante da tecnologia:

  • O Privacy Breach Response Agent da OneTrust analisa violações de dados para gerar orientação para a equipe de privacidade sobre como atender aos requisitos regulatórios. 
  • O Network Supervisor Agent da Aviatrix realiza análises de causa raiz e resume problemas relacionados a interrupções e falhas de conexão VPN, gateway ou Site2Cloud. 
  • O SecOps Tooling Agent da BlueVoyant avalia um centro de operações de segurança (SOC) e o estado dos controles para fazer recomendações que ajudam a otimizar as operações de segurança e melhorar os controles, a eficácia e a conformidade. 
  • O Alert Triage Agent da Tanium fornece aos analistas o contexto necessário para tomar decisões com rapidez e confiança em cada alerta. 
  • O Task Optimizer Agent da Fletch ajuda as organizações a preverem e priorizarem os alertas de ameaças cibernéticas mais críticos para reduzir a fadiga de alertas e melhorar a segurança. 

Por último, mas não menos importante, foram anunciadas as investigações de dados no Microsoft Purview. Neste segmento, o foco é auxiliar as equipes a entender e controlar rapidamente os riscos gerados após a exposição de dados privados.

Por meio do poder de recursos de IA, serão analisados conteúdos para identificar dados confidenciais expostos, além de apresentar uma análise minuciosa de conteúdo baseada em IA, capaz de identificar informações privadas e outros problemas similares.

O intuito é auxiliar os investigadores de incidentes para usar essas informações e ajudar com a segurança de equipes parceiras, facilitando demandas complexas e que demoradas, aprimorando em todo o procedimento.

A solução mencionada estará disponível para visualização a partir de abril de 2025, reforçando a proposta da Microsoft em melhorar todos os seus serviços, aumentando a proteção para os seus usuários, mas também mitigando os efeitos desastrosos causados pelos vazamentos de dados privados.

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: Microsoft

Conteúdo Relacionado
Microsoft Word: como copiar a formatação de um documento para outro

Microsoft Word: como copiar a formatação de um documento para outro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.