Ibovespa fecha em baixa por desconfiança com o fiscal; dólar sobe

Ibovespa / Foto: CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (24) com baixa de 0,77%, aos 131.321,44 pontos. O dólar comercial subiu 0,61%, a R$ 5,75.

O Ibovespa operou no sentido contrário aos índices de Wall Street, com os agentes do mercado financeiro reagindo às falas do ministro Fernando Haddad sobre a questão fiscal.

O Gráfico DXY, índice do dólar nos EUA, fechou com alta de 0,21%, a US$ 104,31.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou estar confortável com o funcionamento do arcabouço fiscal, mesmo com a necessidade de fazer “ajuste na máquina” para que o sistema se mantenha efetivo. Ele ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já lhe concedeu aval para perseguir as metas estipuladas para o resultado primário

Na sua percepção, a médio e longo prazo as “partes” do Orçamento “podem não caber no todo”. Haddad também disse que concorda com a ideia de uma continuidade de medidas como as editadas no ano passado para reforçar o arcabouço.

Segundo Fábio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco, o Ibovespa refletiu um estresse do mercado com o receio de alguma mudança no arcabouço e mais gastos.

“Mas depois diminuiu o estresse após nova declaração do Haddad em que ele esclareceu que os parâmetros podem até mudar, se as circunstâncias mudarem, mas ele segue defendendo o cumprimento das metas que foram estabelecidas pelo atual governo”, comentou Louzada.

Internamente, o Ibovespa também fez preço ao Relatório Focus do BC (Banco Central), que mostrou uma leve melhora nas expectativas para a inflação e o Selic.

A nova projeção para o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), apresentou redução pela segunda vez consecutiva para 2025, saindo de 5,66% para 5,66%. Já as estimativas para a taxa básica de juros ficou estável na nova projeção pela 3º semana seguida, com estabilidade também para os próximos três anos.

“Lá fora, os investidores acompanham atentos novos anúncios de Trump sobre tarifas. O presidente afirmou hoje que irá taxar em 25% países que compram petróleo e gás da Venezuela”, disse.

Esse anúncio levou o dólar e o petróleo a valorizar, dando impulso às ações do setor do Ibovespa como Brava Energia e a PetroReconcavo. “CVC também sobe com o mercado otimista para a divulgação de resultados da empresa, que ocorre na próxima quarta”, afirmou Louzada.

Enquanto isso, na linha de perdas do Ibovespa estiveram as ações da JBS (JBSS3), em movimento de realização de lucros, segundo o economista.

“Ações do setor de varejo e construtoras como GPA, MRV, Lojas Renner, Multiplan e Magalu também caíram, reagindo de forma negativa em relação à alta dos juros futuros hoje, que penaliza papeis dos setores”, finalizou.

A Brava Energia (BRAV3) liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 10,19%. Logo atrás, CVC (CVCB3) e Usiminas (USIM5) registraram altas de 7,07% e 1,38%, respectivamente.

Já na ponta negativa, Embraer (EMBR3) liderou as perdas, caindo 4,70%. Em seguida, vieram Hapvida (HAPV3) e Rumo (RAIL3), com perdas de 4,15% e 3,94%.

Altas e Baixas do Ibovespa: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) recuam

No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram 0,25% e 0,14%, respectivamente. Prio (PRIO3) valorizou 1,13%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) caiu 0,52%. Gerdau (GGBR4) registrou alta de 0,58%. Usiminas (USIM5) valorizou 1,38%.

No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com alta de 0,09% e baixa de 0,28%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com valorização 1,04% e desvalorização 0,52%, em sequência.

Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) subiu 1,09%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) avançaram 18,19%. Casas Bahia (BHIA3) valorizou 2,88%.

Índices do exterior fecharam opostos

Os principais índices europeus tiveram desempenhos negativos nesta segundo-feira (24). O índice DAX, de Frankfurt, desvalorizou 0,17%, enquanto o CAC 40, de Paris, recuou 0,26%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,13%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq subiram 1,76% e 2,27%, respectivamente. Já o Dow Jones avançou 1,40%.

O post Ibovespa fecha em baixa por desconfiança com o fiscal; dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.