Azul (AZUL4) avalia oferta primária de ações preferenciais

Azul (AZUL4)
Azul (AZUL4) Foto: Antonio Moraes/Agência Brasil

A Azul (AZUL4) está avaliando uma oferta pública primária de distribuição de ações preferenciais, como informou a companhia nesta segunda-feira (24). A oferta seria direcionada apenas para investidores profissionais.

De acordo com a empresa, a operação faz parte do contexto de transações de reestruturação e recapitalização executadas em janeiro de 2025. Desde o final do ano passado, a companhia tem colocado em prática diversas medidas para fortalecer sua estrutura de capital, inclusive renegociações com arrendadores e ajustes operacionais.

Porém, a Azul destacou que o conselho de administração da companhia ainda não aprovou a oferta e seus termos e condições, que ainda estão em análise.

Se de fato ocorrer, a oferta pode representar uma etapa adicional da consolidação da estratégia financeira da Azul em 2025.

Latam, Gol e Azul abrem investigação por esquema de fraude em passagens

As companhias aéreas Gol, Latam e Azul estão investigando a holding Desapegar, dona da marca Decolar no Brasil, por fraude em passagens aéreas. O delito teria sido cometido através da   “tarifa do operador”.

Segundo informações apuradas pelo jornal Valor Econômico, a operação começou a ocorrer no fim de fevereiro quando a Desapegar passou a incorporar a tarifa em pacotes das vendas de passagens. A prática é considerada irregular e o consumidor final pagava pelo preço cheio do bilhete.

A Desapega ficava com o desconto e o valor não era repassado para as áreas. A Latam foi uma das primeiras a apontar a irregularidade quando percebeu um volume pequeno: 51 reservas irregulares feitas pela plataforma Desapega.

A acusada atribuiu a ação a um ex-funcionário que estaria tentando extorquir a empresa. Entretanto, as empresas solicitam uma auditoria externa e ameaçam cancelar a tarifa, a depender das conclusões das investigações.

A Desapegar iniciou uma auditoria após investigação da Latam. No fim de 2024, a holding foi comprada pela controladora do iFood, Prosus, por US$1,7 bilhões.

Segundo pessoas próximas, a parceria, que foi fechada pela sede da Latam no Chile, não agrada o presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier. Lá, o site da empresa é totalmente controlado pela companhia de turismo Decolar.

Em nota, a Despegar disse que o esquema não prejudicou seus clientes e ainda que mantém excelentes relações com as companhias aéreas e segue em contato permanente com elas.

O post Azul (AZUL4) avalia oferta primária de ações preferenciais apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.