A Samsung anunciou o lançamento do Exynos Auto UA100, o primeiro chip automotivo com tecnologia Ultra-Wideband (UWB). Desenvolvido pela divisão System LSI, o componente oferece conectividade avançada para veículos inteligentes, permitindo destravamento digital seguro e integração com dispositivos móveis.
De acordo com informações da Samsung, o Exynos Auto UA100 mede a distância entre o usuário e o veículo com precisão centimétrica. Essa tecnologia permite que o chip funcione como uma chave digital, destravando o carro automaticamente quando o motorista se aproxima.

Entretanto, essa não é a única vantagem que o novo chip da Samsung é capaz de fornecer aos motoristas. Isso porque, além disso, o dispositivo pode ser usado para outras funções de conectividade dentro do veículo, como identificação do motorista e ajuste automático de configurações personalizadas.
A Samsung projetou o chip com um dual-core Cortex-M33, além de incluir RF, baseband, memória não volátil (NVM) e uma unidade de gerenciamento de energia (PMU) no mesmo dispositivo. Esse design reduz a necessidade de componentes adicionais e melhora a eficiência energética. O Exynos Auto UA100 usa o processo de fabricação de 28nm da Samsung Foundry e a tecnologia de embalagem FCFBGA, otimizando espaço e desempenho.
Leia mais
- Samsung lança celulares Galaxy A56, A36 e A26 no Brasil; veja preços
- Samsung promete adquirir novas empresas para voltar a crescer
- Como usar o recurso Filtro no Samsung Galaxy S25
Samsung aposta em segurança com UWB
A tecnologia UWB melhora a comunicação de curto alcance e permite medições precisas de tempo de voo (ToF) e ângulo de chegada (AoA). Isso aprimora a funcionalidade das chaves digitais, tornando-as mais confiáveis em locais movimentados, como estacionamentos de shopping centers ou aeroportos.

Dessa forma, a companhia sul-coreana desenvolveu o Exynos Auto UA100 para atender aos principais padrões de segurança do setor. Isso inclui o IEEE 802.15.4/15.4z UWB, FiRa PHY e MAC, além da certificação CCC Digital Key Release 3.0. O chip usa tecnologia de criptografia avançada e proteção contra ataques digitais, garantindo maior segurança para veículos conectados.
Além disso, ele oferece resistência a interferências externas, proporcionando uma experiência mais estável para os usuários. Além da segurança, o chip se destaca pela integração de múltiplas funções em um único componente, reduzindo custos e consumo de energia. A Samsung já iniciou testes com fabricantes e começará a produção em massa nos próximos meses.
Fonte: Samsung

Ficaram de fora
Dois celulares Samsung Galaxy não receberão importantes recursos da OneUI 7; veja quais