Retail as a Service: a nova força das lojas físicas diante do consumidor omnichannel

No cenário atual do varejo, onde a competição se intensifica a cada dia, a experiência do cliente se tornou o principal diferencial entre as marcas. De olho nesta tendência, ao invés de focar apenas no lançamento de novos produtos ou na redução de preço, as empresas que se destacam têm investido em criar conexões autênticas e personalizadas para seus consumidores, transformando cada interação em uma oportunidade de fidelização.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box com a Octa Desk comprova essa tendência e mostra que 87% dos consumidores preferem empresas que oferecem uma experiência marcante, 75%  estão dispostos a pagar por este atendimento diferenciado.

Em meio a este cenário de criar relações próximas e personalizadas, surge o termo Retail as a Service (RaaS), ou Varejo de Serviços. A grande novidade em torno dessa nomenclatura são as estratégias que permitem entender o comportamento de consumo de cada cliente, de forma individualizada, com o objetivo de oferecer serviços, produtos ou soluções de acordo com suas buscas ou desejos, inclusive acompanhando as diversas mudanças de gostos e preferências ao longo do tempo.

Nesse sentido, varejistas buscam implementar novas tecnologias pensadas exclusivamente em atender às necessidades dos clientes de forma personalizada e oferecer uma jornada de compra mais eficiente. O foco está em deixar o consumidor totalmente satisfeito, para criar uma conexão com a marca e um relacionamento de longo prazo.

A oferta de novas soluções que se conectam com os desejos dos clientes também vem acompanhada de iniciativas que unem entretenimento, interação e relacionamento. Isso significa que as marcas precisam ir além de entender quais produtos podem ser lançados de acordo com os gostos dos consumidores, e criar ações inovadoras para chamar a atenção das pessoas e gerar proximidade, com trocas de experiências, cultura, conhecimento e até compartilhando valores ou princípios éticos. 

No modelo de Retail as a Service, as lojas físicas retornam ao protagonismo do varejo, com melhores chances de competição com o digital. Afinal, os consumidores omnichannel possuem acesso a milhares de ofertas de produtos disponíveis na internet, com o poder de comparar qualidade e preço em poucos cliques. Dessa forma, o RaaS traz uma nova oportunidade de oferecer experiências mais completas por meio da tecnologia, como a integração do espaço físico com marketplaces e e-commerce próprio e uma diversidade de possibilidades que oferecem ao cliente mais comodidade, facilidade e eficiência.

O fato é que o Retail as a Service será cada vez mais necessário e presente nos negócios dos varejistas ao longo dos anos. Por isso, entender os gargalos existentes na relação com o consumidor é essencial para evoluir e entender quais tecnologias e soluções podem ser implementadas de forma exclusiva para melhorar a experiência de consumo e alavancar a produtividade e as vendas do negócio.

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