Uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio, sem exceções ou isenções, entrará em vigor para o Canadá e todos os outros parceiros comerciais dos EUA em 12 de março, informou a Casa Branca nesta terça-feira, 11.
Essas tarifas se aplicarão a milhões de toneladas de aço e alumínio importados de Canadá, Brasil, México, Coreia do Sul e outros países que entram nos EUA com isenção de impostos por meio de exceções.
Trump prometeu que as tarifas serão aplicadas “sem exceções ou isenções” em uma medida que ele espera que ajude a indústria norte-americana.
O foco excessivo de Trump nas tarifas desde que assumiu o cargo em janeiro tem abalado a confiança dos investidores, dos consumidores e das empresas de uma forma que os economistas temem cada vez mais que possa causar uma recessão nos EUA.
Na semana passada, pesquisas da Reuters com economistas mostraram que os riscos para as economias mexicana, canadense e norte-americana estão se acumulando em meio a uma implementação caótica das tarifas que criou profundas incertezas para empresas e tomadores de decisão.
Mais cedo nesta terça, Trump disse que estava dobrando a tarifa sobre todos os produtos de aço e alumínio do Canadá que entram no país, elevando a taxa para 50%, em resposta à implementação pela província canadense de Ontário de uma tarifa de 25% sobre a eletricidade que entra nos EUA.
Trump disse em uma publicação no Truth Social que instruiu seu secretário de Comércio a adicionar uma tarifa adicional de 25% sobre a taxa inicial que entrará em vigor na manhã de quarta-feira.
“Além disso, o Canadá deve imediatamente reduzir sua tarifa antiamericana de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, que há muito tempo é considerada ultrajante. Em breve, estarei declarando uma Emergência Nacional de Eletricidade dentro da área ameaçada”, escreveu Trump.
Ele também ameaçou “aumentar substancialmente” as tarifas sobre os carros que entrarem nos EUA em 2 de abril “se outras tarifas flagrantes e de longa data não forem igualmente eliminadas pelo Canadá.”
Em uma publicação no X mais tarde, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, – cujo governo está aumentando o custo da eletricidade que gera para partes do Estado de Nova York, Michigan e Minnesota – disse que não recuará até que todas as tarifas sobre o Canadá sejam “eliminadas definitivamente”.
“Impacto tremendamente positivo”
Donald Trump disse a CEOs de grandes empresas nesta terça-feira que as novas tarifas podem ser mais altas do que 25%.
“As tarifas estão tendo um impacto tremendamente positivo”, disse Trump em evento da Business Roundtable, ignorando a reação do mercado de ações. Ele disse que as tarifas podem ficar acima de 25%. “Quanto mais altas forem, mais provável será que eles construam” nos Estados Unidos.
Ele também defendeu o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, que está liderando um esforço da Casa Branca para reduzir o governo federal. “Tivemos alguns pequenos contratempos, não grandes, mas economizamos uma quantidade enorme de dinheiro”, disse Trump.
O post Casa Branca diz que tarifa de 25% sobre aço e alumínio entrará em vigor nesta quarta apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.