Samsung inicia produção em massa de chips de 4 nanômetros

Dando início a sua nova fase em uma empreitada complexa, a Samsung iniciou a produção em massa de chips de 4 nanômetros. Estamos falando dos semicondutores de 4 nm de quarta geração (SF4X).

Esperam-se significativas de desempenho e eficiência de custos, marcando mais um capítulo da competição com a TSMC, atual líder do segmento.

Trata-se de uma investida da Samsung Foundry, que incorporará a tecnologia Back End Of Line (BEOL), para otimizar a construção interna dos chips, aumentando o rendimento e diminuindo custos de produção.

O relatório compartilhado pelo veículo midiático ZDNet Korea informa que o processo inclui transistores de alta velocidade e suporte a tecnologias de empacotamento de próxima geração, como 2.5D e 3D, fundamentais para aplicações que envolvem a queridinha do momento: inteligência artificial (IA).

A produção em massa já tem um destino: serão utilizados na fabricação de semicondutores para a Grok, companhia de IA de Elon Musk, e para a HyperExcel, sul-coreana fabricante coreana de chips focados em IA, mas sem fábrica própria.

O intuito da Samsung é recuperar parte do terreno dominado pela TSMC, que continua expandindo a sua vantagem competitiva nos últimos anos, marcando uma rivalidade histórica.

Leia mais

  • Qualcomm apresenta chip mobile Snapdragon 6 Gen 4: 4nm e núcleos ARMv9
  • Exynos 2500: TSMC rejeita acordo e não vai produzir novos chips da Samsung
  • Snapdragon 8 Elite Gen 2 será produzido pela TSMC

Precisando demonstrar resultados, a Samsung iniciou a produção em massa de chips de 4 nanômetros

O embate entre as duas gigantes não é de hoje; contudo, foi somente recentemente que a TSMC consolidou a liderança, conquistando a maior fatia na participação de mercado, com 64,7% em 2023 e incríveis 67,1% em 2024.

Por sua vez, a Samsung observou sua participação cair de 9,1% para 8,1% no mesmo período.

A sul-coreana encontrou problemas para atrair clientes relevantes, como a AMD, NVIDIA e Qualcomm, e também não conseguiu contratos significativos nas primeiras gerações de chips de 3 nm, aumentando a pressão para a colheita de resultados nesta fase atual.

É necessário que a fabricação da geração mais recente, com o SF4X, seja um sucesso, pois só assim será possível recuperar o precioso terreno partido. A ideia é que, com a ascensão dos chips por IA, esta seja a oportunidade para se reposicionar como uma alternativa competitiva.

Para que isso seja possível, será essencial que a SF4X ofereça o desempenho prometido pelos executivos. Caso as promessas não se concretizem, provavelmente a TSMC será ainda mais dominante.

A concorrente da sul-coreana continua investindo pesado. Ao longo deste ano, em 2025, estão se esforçando para viabilizar a produção de tecnologias ainda mais avançadas, como a produção do processo de 2 nm.

E aí? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: sammobile

Conteúdo Relacionado
Samsung completa 11 anos na liderança do mercado de soundbars

Permanece no topo

Samsung completa 11 anos na liderança do mercado de soundbars

Adicionar aos favoritos o Link permanente.