
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a lista com os primeiros brasileiros aptos a pilotar o carro voador, o drone eVTOL pilotado. No total são 10 brasileiros com a habilitação e 4 dos pilotos fazem parte da GoHobby, startup brasileira buscando transformar o transporte aéreo urbano.
A Embraer também prepara carro voador e busca realizar o primeiro voo em 2024. No entanto, a GoHobby sai na frente com a liberação de quatro pilotos pela Anac, capazes de voar com o carro voador. Dentre eles, temos: CEO da empresa Adriano Buzaid; o Gerente Técnico de Vendas de eVTOL, Cmte. Jeovan Alencar; Piloto e Técnico de Manutenção Paulo Henrique Vilarim e o Gerente de Produtos, Tiago Barbosa.
O Gerente Técnico de Vendas de eVTOL, Jeovan Alencar, acredita que a habilitação da Anac para pilotar o carro voador vai abrir portas na mobilidade urbana aérea brasileira. “Acredito que esse seja um passo importante rumo ao futuro da mobilidade aérea no Brasil“.

“Acredito que esse seja um passo importante rumo ao futuro da mobilidade aérea no Brasil. Com a licença concedida pela ANAC, agora temos pilotos brasileiros habilitados a conduzir o eVTOL, que abrem uma grande oportunidade de negócios e de inovação
Jeovan Alencar – piloto da GoHobby habilitado pela Anac
Anac dá o primeiro passo para tornar o carro voador uma realidade no Brasil
A GoHobby espera aproveitar a liberação da Anac e realizar voos com o carro voador eVTOL 216-S, da fabricante chinesa EHang. A Startup brasileira possui uma parceria com a EHang e trouxe os drones pilotados até o nosso país. Inclusive, foi na China onde Alencar teve a oportunidade de pilotar os carros voadores pela primeira vez.
Leia Mais:
- Made in Brasil: veja primeiras imagens do carro voador da Embraer
- Primeiro aeroporto para carros voadores do Brasil será no interior de São Paulo
- Viagens com carros voadores custarão menos do que com helicópteros, afirma executivo do setor
A GoHobby busca ser a líder no mercado nacional, quando o assunto é mobilidade aérea urbana. De acordo com informações da empresa, a startup possui mais de 16 encomendas da aeronave, aguardando autorização das agências públicas de regulamentação brasileira. Agora que a Anac habilitou os pilotos brasileiros a pilotar o carro voador, os trâmites legais devem correr com maior facilidade.
O carro voador eVTOL 216-S da EHang possui capacidade para transportar duas pessoas + piloto. Ele possui carga útil total de 220 kg e autonomia de 30 km. O piloto é capaz de planejar a rota, comandar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, tudo em tempo real, de forma remota caso seja necessário. Com o modelo, o Brasil pode estar prestes a encarar uma nova era da mobilidade urbana.

assistente completo
Gemini: IA do Google pode ler a tela do seu celular Android
Fonte: GoHobby