Ovos: preços médios mensais atingem recordes

preços dos ovos sobem
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Arquivo CNA

Depois de os valores diários dos ovos terem atingido patamares recordes, agora as médias mensais também são as maiores da série do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em termos nominais.

Em termos reais (IGP-DI de janeiro), os preços médios da parcial de fevereiro (até o dia 26) são recordes em Mirandópolis/Guararapes (SP) e na Grande Belo Horizonte (MG) – a série do Cepea se iniciou em 2013 nestas praças.

Nesta segunda quinzena do mês, agentes consultados pelo Cepea têm relatado desaceleração nas vendas para o varejo, reflexo do repasse dos expressivos aumentos ao consumidor final e do período do mês, em que o poder de compra da população tende a ser menor.

Apesar da redução no volume de negociações, os estoques da proteína seguem baixos. Porém, as cotações chegaram a ceder em algumas regiões nesta semana.

Segundo pesquisadores do Cepea, a quinta onda de calor prevista para os próximos dias acende um alerta para o setor, visto que isso compromete o bem-estar das aves, a produção e a qualidade dos ovos, especialmente a resistência da casca.

Colaboradores do Cepea afirmam que as temperaturas elevadas já estão resultando na mortalidade de galinhas em algumas regiões.

Boi: preços recuam novamente

Em meio a disputa entre frigoríficos e pecuaristas, os preços do boi registram novas baixas, conforme levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Dispondo de maior oferta de fêmeas, especialmente vacas, e recebendo pressão para reduzir o valor de venda da carne, pesquisas do Cepea apontam que frigoríficos tentam diariamente ajustar para baixo também as cotações do boi.

Na parcial de fevereiro (até o dia 25), o Indicador CEPEA/ESALQ recua 3,81%, fechando a R$ 321,10 nessa terça-feira (25). No atacado da Grande São Paulo, referência de consumo no País, a carcaça casada bovina acumula desvalorização de 2,9% no mês, a R$ 21,79/kg à vista.

O post Ovos: preços médios mensais atingem recordes apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.