Whisk: IA do Google para criação de imagens chega ao Brasil

O Google lançou no Brasil o Whisk, sua inteligência artificial geradora de imagens. A ferramenta se destaca por possibilitar a criação de imagens a partir do envio de referências visuais, sem necessidade de comandos textuais detalhados.

Diferente de outras IAs do mercado, o Whisk permite que usuários adicionem imagens que representem um tema, cenário ou estilo desejado. A partir disso, a tecnologia transforma essas referências em uma única criação. Caso prefira começar do zero, também há a opção de inserir comandos textuais, embora, por enquanto, o recurso esteja disponível apenas em inglês.

Google lança IA que ajuda você a decidir o que fazer da vida

O Whisk foi disponibilizado gratuitamente no Brasil no dia 11 de fevereiro, dois meses após seu lançamento inicial nos Estados Unidos. Além do Brasil, a ferramenta já está presente em mais de cem países. Apesar da expansão, o Google ainda classifica o serviço como “experimental” em seu site oficial.

Leia mais:

  • Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone com recursos de IA
  • Anthropic lança novo modelo de IA que permite usuários controlarem o nível de raciocínio
  • Honor lança primeiro detector de deepfake por IA

Inteligência artificial por trás do Whisk

Conteúdo Relacionado
Google / google japão / google ia cientistas

Vai chegar muitos benefícios!

Google lança ferramenta de IA para cientistas

A inteligência artificial do Whisk funciona em duas etapas principais. Primeiro, o modelo Gemini analisa as imagens enviadas pelo usuário e gera uma descrição detalhada. Depois, o sistema Imagen 3 utiliza essas informações para criar uma nova imagem inspirada no conteúdo original, mas com alterações estilísticas.

Segundo o Google, a proposta do Whisk não é gerar réplicas exatas de personagens ou cenários conhecidos. O foco é captar a “essência” das referências fornecidas e reinterpretá-las de maneira estilizada. A empresa destaca que o objetivo da ferramenta é mais criativo e lúdico, diferenciando-se de soluções ultrarrealistas que podem gerar deepfakes.

Foco criativo e limitações

A interface do Whisk reflete essa abordagem. Com um design cartunesco, incentiva os usuários a criar imagens inspiradas em modelos como bichinhos de pelúcia, adesivos e broches. Além disso, o sistema impede a geração de imagens de figuras públicas, como o ex-presidente Jair Bolsonaro ou o presidente Lula, mesmo quando solicitado por meio de texto.

Reprodução/Whisk

Durante testes, a ferramenta apresentou resultados que apenas remetiam aos personagens e cenários descritos, alterando elementos como cores, traços faciais ou penteados. Isso reforça a proposta do Google de evitar criações hiper-realistas ou que possam ser confundidas com imagens autênticas.

Google One aumenta preços das mensalidades no Brasil em até 28%

Como acessar o Whisk do Google?

Para acessar o Whisk, basta entrar no site oficial (labs.google/whisk) e fazer login com uma conta Google. O serviço já está disponível para usuários brasileiros interessados em experimentar suas possibilidades criativas.

Conteúdo Relacionado
High-tech! Testamos os aspiradores Dreame que estão chegando no Brasil

Perfeito para casa!

High-tech! Testamos os aspiradores Dreame que estão chegando no Brasil

Fonte: Google

Adicionar aos favoritos o Link permanente.