Café com BPM: bolsas globais mistas à espera de PCE nos EUA

Bolsas
Café com BPM/Foto:Freepik

As bolsas globais estão registrando movimentos mistos no início desta semana, que deve ser marcada pela divulgação dos dados de inflação nos EUA (PCE), marcada para sexta-feira (28). A divulgação do PIB do quarto trimestre no país também atrai atenções, na tentativa de prever qual deve ser a próxima decisão do Fed (Federal Reserve).

Outro destaque é o balanço da Nvidia, que ocorre na quarta-feira (26). A expectativa para a empresa é de vendas de US$ 38,5 bilhões no quarto trimestre. Para o primeiro trimestre deste ano, agentes do mercado projetam cerca de US$ 42,5 bilhões para a Nvidia.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, não sai dos holofotes. Investidores continuam atentos às ameaças tarifárias do presidente e às negociações dos EUA com a Rússia para dar fim a guerra na Ucrânia, em que Zelensky tem sido colocado de lado por Trump, que quer dividir o espólio da guerra com Putin.

A semana passada foi marcada por uma maior cautela de investidores, em meio a preocupações com um novo coronavírus na China e uma desaceleração da economia nos EUA, evidenciada pela divulgação de uma sequencia de dados fracos que pode mudar a trajetória de queda dos juros do país norte-americano.

No Brasil, os destaques desta semana são o IPCA-15 e os dados do mercado de trabalho. Investidores já esperam um IPCA-15 acima de 1% em fevereiro e estão atentos aos dados da Caged para confirmar um desaquecimento. Entre as empresas, Petrobras (PETR4) e Ambev (ABEV3) divulgam seus resultados do quarto trimestre.

EUA

No país norte-americano, há preocupações relacionadas ao crescimento econômico. Enquanto isso, Trump avança em sua agenda protecionista. Ele exigiu que o Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA impusesse restrições aos investimentos chineses em tecnologia, energia e outros setores.

O país aguarda os dados do PCE para conferir a situação da economia enquanto continua as discussões com a Rússia para o fim da guerra na Ucrânia, debate em que Trump tem deixado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de lado para tentar compartilhar os “ganhos” da guerra com Putin.

O PIB do quarto trimestre no país, a ser divulgado na quinta-feira (27) também é um destaque desta semana, em que as expectativas de queda nos juros dos EUA apenas uma vez neste ano podem mudar, já que a economia tem desacelerado. Outro destaque é o balanço da Nvidia.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,39%

S&P 500 Futuro: +0,34%

Nasdaq Futuro: +0,29%

Bolsas asiáticas

Na região da Ásia-Pacífico, a maior parte dos mercados fechou em baixa, após dados dos EUA apontarem uma desaceleração na economia e estabilidade na inflação. Os investidores estão cautelosos diante das quedas em NY na sexta-feira (21).

O post Café com BPM: bolsas globais mistas à espera de PCE nos EUA apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.