TikTok volta às lojas de aplicativos da Apple e Google nos EUA

O TikTok está novamente disponível para download nas lojas de aplicativos da Apple e do Google desde a noite do dia 13, quase um mês após ser removido em meio a uma disputa sobre segurança nacional nos Estados Unidos.

O aplicativo, de propriedade chinesa, havia sido retirado das plataformas em 18 de janeiro, logo após sua liderança anunciar a suspensão temporária do serviço no país. A decisão foi uma resposta a uma nova lei de segurança nacional dos EUA, que exigia que a ByteDance, controladora do TikTok, vendesse suas operações americanas até 19 de janeiro para evitar a proibição do aplicativo no país.

A legislação, chamada de Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros, foi sancionada em abril pelo então presidente Joe Biden. Empresas como Apple, Google e Oracle poderiam enfrentar sanções severas caso violassem a medida. O governo americano justificou a decisão alegando que a ByteDance, por suas supostas ligações com a China, representava um risco à segurança nacional, principalmente no que diz respeito à coleta de dados dos usuários.

TikTok

O TikTok contestou a lei na Suprema Corte dos EUA, argumentando que ela violava a Primeira Emenda, que protege a liberdade de expressão dos 170 milhões de usuários americanos da plataforma. No entanto, o tribunal manteve a proibição e afirmou que o Congresso havia apresentado preocupações bem fundamentadas sobre a relação do TikTok com um governo estrangeiro e seus métodos de coleta de dados.

Após a decisão, o TikTok ameaçou encerrar suas operações nos EUA caso o governo americano não interferisse. O cenário mudou com a posse do presidente Donald Trump, que assinou uma ordem executiva adiando a aplicação da lei por 75 dias, estendendo o prazo para um possível desinvestimento da ByteDance até 5 de abril.

Em sua plataforma Truth Social, Trump declarou que gostaria que os Estados Unidos tivessem uma participação de 50% em uma joint venture para manter o TikTok sob controle seguro e garantir a continuidade da operação no país.

Mesmo após quase um mês fora das lojas de aplicativos, o TikTok manteve cerca de 90% do tráfego registrado antes do bloqueio em janeiro.

(Com Agências Internacionais).

O post TikTok volta às lojas de aplicativos da Apple e Google nos EUA apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.