Trump determina tarifas para ‘equilibrar’ déficit americano

O presidente dos EUA, Donald Trump / Foto: RS/ Fotos Públicas

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (13), medidas para aumentar tarifas de importação do país. A decisão eliminou taxas reduzidas em acordos feitos durante antigas legislações. O Objetivo do presidente é diminuir o déficit comercial de produtos americanos em outros países com ‘reciprocidade’.

Trump ordenou que o Departamento de Comércio recalculasse todas as tarifas de importação dos EUA. O Brasil impõe uma taxa de 18% sobre o etanol americano enquanto os EUA permitem a entrada sem tarifa do etanol brasileiro segundo a associação americana de biocombustíveis.

Como apurou o jornal Folha de S.P, os países com superávits mais expressivos poderiam ser os primeiros a serem retaliados. China, México e Vietnã lideram a lista. Trump também ordenou a revisão de barreiras tarifárias que extrapolam o comercio de bens.

As novas tarifas têm previsão de estarem implantadas até primeiro de abril, segundo o secretário do Comércio, Howard Lutnick.

Brasil: etanol entra na mira de Trump como exemplo de comércio ‘injusto’

O etanol produzido no Brasil entrou na mira do presidente dos EUA, Donald Trump. Nesta quinta-feira (13), a Casa Branca anunciou uma série de medidas chamadas de “tarifas recíprocas”, divulgando um memorando com uma lista de países e produtos considerados em condições de comércio injustas em relação aos norte-americanos. O etanol brasileiro liderou a lista.

“A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%, enquanto o Brasil impõe uma taxa de exportação de 18% sobre o produto americano. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões para o Brasil”, diz o documento. O texto também menciona produtos agrícolas da Índia, além de veículos e mariscos da União Europeia.

Desde sua campanha eleitoral, o republicano tem acusado outros países de promoverem concorrência desleal em relação aos produtos norte-americanos e busca atrair indústrias de volta aos EUA ao impor tarifas de importação sobre diversos produtos.

O post Trump determina tarifas para ‘equilibrar’ déficit americano apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.